Os curiosos e apaixonados pela astronomia terão a oportunidade de ver nesta terça-feira, dia 5, um dos eventos mais raros do tema, o o trânsito de Vênus, quando planeta passa exatamente entre a Terra e o Sol. O alinhamento começará às 19h04 e terminará às 4h55.
Por causa do horário, a maioria dos brasileiros não poderá ver o fenômeno ao vivo. A transição só poderá ser observada no Brasil por quem vive no extremo noroeste do país.
Mas nem tudo está perdido. Com um grande encontro em Mauna Kea (Havaí), considerado o melhor ponto do planeta para ver o fenômeno, a Nasa retransmitirá o evento ao vivo em seu site e se conectará com analistas de seus centros, assim como de 148 países de todo o mundo que realizarão atividades de acompanhamento.
Cientistas advertem às pessoas que nunca olhem diretamente ao Sol sem óculos especiais de eclipses e tampouco tentem observar o fenômeno por binóculos ou telescópios, sob o risco de sofrerem lesões oculares.
Trânsitos de Vênus são bem raros. O primeiro foi registrado em 1631, e ocorreram apenas seis outros. O último deles foi em 2004.
Deixe um comentário