“A cozinha é um dos maiores orgulhos do povo italiano. Tanto quanto o espetacular patrimônio histórico, as comidas e os vinhos conferem ao país sua identidade mais profunda.
Até 1861, quando a nação foi unificada, as atuais regiões políticas formavam estados independentes ou estavam sob o domínio de outros países. De alguma forma, os italianos se sentem até hoje ligados, primeiramente, ao local onde nasceram e, somente depois, à Itália. A cultura gastronômica fortalece a ligação com as raízes familiares.”(…)
[nggallery id=15011]
Assim é a introdução do livro Itália para Comer e Beber Bem (BEI Editora), de Juscelino Pereira e Gerardo Landulfo, lançado em 21 de fevereiro, em São Paulo, marcando o início dos eventos relacionados ao Ano da Itália no Brasil.
O livro, em formato de bolso, é um guia muito pessoal sobre endereços da boa gastronomia italiana. São dicas que amigos queridos trocam antes de uma viagem ao país, onde comer e beber bem é uma arte. Aliás, é exatamente com esse espírito, revelado no prefácio, que os autores escreveram o guia. Do início da amizade dos dois, em 2005, e da paixão pela gastronomia italiana, nasceu a obra.
Juscelino Pereira é o restaurateur responsável pelo sucesso de casas especializadas em comida italiana, como Piselli e Zena Caffè, na capital paulista. Fez escola nos restaurantes Gero e Fasano, onde atuou por dez anos como maître, sommelier e gerente. É presidente da Confraria dos Sommeliers de São Paulo e colunista do Jornal da Imagem e da rádio BandNews FM.
Já Gerardo Landulfo é um dos maiores divulgadores da Itália no Brasil. Nasceu em Avellino, na Itália, morou em Sorocaba de 1960 a 1980, depois em Parma, Catânica (Sicília), Florença e Nápoles e se mudou para São Paulo no final dos anos 1980, onde vive até hoje. É jornalista, membro da Accademia Italiana della Cucina, membro da Delegazione di San Paolo e diretor da Polvani Tours no Brasil, operadora de turismo com sede em Gênova.
Itália para Comer e Beber Bem mostra as particularidades das diversas culinárias regionais do país, relacionadas com aspectos históricos e geográficos, abordando cada uma das 20 regiões da Itália e seus principais itinerários gastronômicos. O guia leva o leitor a descobrir as melhores mesas, os principais pratos, ingredientes e vinhos, além, claro, dos mais tradicionais produtores locais. Enfim, é um panorama completo de uma das mais ricas cozinhas do mundo.
Nirlando Beirão, diretor-adjunto da Brasileiros, na quarta capa: “Um guia totalmente apaixonado – e apaixonante. Restaurantes, trattorias, locandas, hotéis, osterias, recolhidos, um a um, do Piemonte à Sicília, com o prazer do descobridor e o rigor do connaisseur”. Vale a pena conferir.
|
Deixe um comentário