Tiago Abravanel é neto de Silvio Santos. Isso raramente era citado em entrevistas quando se falava do apresentador e empresário. Só se comentava sobre sua mulher, Íris, e suas muitas filhas: Renata, Patrícia, Daniela, Rebeca, Silvia e Cíntia. Sobre esta última, mãe de Tiago e primogênita de SS, sempre foram econômicas as menções. A situação, porém, mudou.
Tiago é o nome do momento, e o motivo não é mais sua árvore genealógica. Fala-se dele porque, finalmente, descobriram o talento e o carisma avassaladores desse ator e cantor que vive o protagonista de Tim Maia, Vale Tudo – O Musical. O espetáculo estreou nesta semana no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, depois de provocar filas de rodar quarteirão em sua temporada carioca.
[nggallery id=15855]
Se é bom? Se você não for fã do cancioneiro de Tim Maia, não vá. Uma das melhores vozes masculinas da música brasileira, Tim, como ele mesmo dizia, tem repertório que se divide entre “músicas de melar cueca e outras para suar a camisa”. Há quem não goste. Por se tratar de uma biografia musicada, escrita por Nelson Motta, ele é protagonista absoluto da história.
Está lá sua relação com a família humilde, com os colegas da Tijuca, bairro onde nasceu, acertos e erros como profissional, a emoção exarcebada, o explícito uso de substâncias, e sua profunda e comovente carência afetiva. É tocante acompanhar a trajetória de um homem que se tornou grande de forma errática e amparado basicamente por seu talento incomensurável para criar hits. Isso antes de Amy Winehouse surgir, sorrir e sumir.
Contar a vida de um personagem tão rico em teatro, com várias intervenções musicais, não é tarefa fácil. O texto surge de pinceladas e nada é muito aprofundado, apesar das três horas da montagem. O que se queria nessa montagem, dirigida por João Fonseca, era realçar o gênio de Tim Maia através do que ele fez de melhor: a música. O elenco canta nada menos que 26 canções, a maioria absoluta conduzida por Tiago.
Tiago tem uma voz bem educada, um timbre levemente metálico e, evidentemente, a ideia não era cantar igual ao mito. Sai-se muito bem em diversos momentos, em especial no segundo ato, quando mastiga as letras e as intenções de Gostava Tanto de Você, Bom Senso, Imunização Racional e Me Dê Motivo. O ator brilha também pela desenvoltura física tanto nas coreografias quanto para representar as várias fases do músico. Do elenco de apoio, destaque para Izabella Bicalho – excelente como Elis Regina -, Lilian Waleska, Reiner Tenente e Evelyn Castro. Vá antes que acabe. Aviso: você pode chorar.
Serviço
O que: Tim Maia, Vale Tudo – O Musical
Onde: Teatro Procópio Ferreira (Rua Augusta, 2.823, Jardim Paulista, São Paulo, tel. (11) 3083.4475)
Quando: Quintas e sábados, 21h; sextas, 21h30; domingos, 18h. Até 24 de junho
Quanto: De R$ 50 a R$ 150
Deixe um comentário