1 – Bonequinha de Luxo (1961)
Direção: Blake Edwards
Holly Golightly mora em um pequeno apartamento em Nova Iorque com um gato sem nome, encontra refúgio na joalheira Tifanny, trabalha como prostituta, marca suas despesas em um caderninho e está determinada a casar com um milionário. O longa é baseado no livro de Truman Capote e recebeu o Oscar de melhor canção original com a belíssima Moon River. As metas de Holly são colocadas em xeque quando o escritor Paul Varjak se muda para o apartamento acima do seu. Bonequinha de Luxo é um drama divertido e sensível, além de ter como estrela principal Audrey Hepburn.
2 – Se meu apartamento falasse (1960)
Direção: Billy Wilder
Um homem quer subir na empresa onde trabalha, para isso desenvolve um esquema interessante: empresta seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes. Mas tudo começa a dar errado quando ele se apaixona pela amante de um deles. O filme ganhou cinco Oscar, incluindo o de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro. Além disso, conta com a inigualável Shirley MacLaine em seu elenco.
3 – Quanto mais quente melhor (1959)
Direção: Billy Wilder
Outro clássico do diretor Billy Wilder, tem a Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon no elenco. Conta a história de dois músicos desempregados que testemunham o Massacre do Dia de São Valentim e são obrigados a deixar a cidade. Eles se vestem em trajes femininos e juntam a uma banda de garotas em um trem para a Flórida. A dupla se complica quando um deles se apaixona pela vocalista Sugar Kane e um milionário se encanta por um deles. Ainda por cima, em sua tentativa de conquistar Sugar, o músico se encontra com os criminosos dos quais estão fugindo.
4 – O pecado mora ao lado (1956)
Direção: Billy Wilder
Mais um de Billy Wilder. Desta vez o diretor conta a história de um quente verão nova-iorquino em que um editor de livros fica sozinho em casa enquanto a mulher e o filho viajam em férias. Ele, que está se sentindo solteiro, decide fazer companhia para a nova e bela jovem que está morando no apartamento abaixo do seu. Se não for pela comédia leve e engraçada, que seja pela clássica cena em que o vestido branco de Marilyn Monroe levanta com o vento.
5 – E deus criou a mulher (1956)
Direção: Roger Vadim
Uma jovem órfã com um comportamento liberal é desejada por um milionário enquanto se sente atraída por um homem da região e acaba casando com o irmão deste. Quando o filme foi exibido, causou um grande escândalo na Europa e transformou Brigitte Bardot na maior sensação do cinema da noite para o dia. A cena em que ela dança descalça em cima de uma mesa ainda é considerada uma das mais eróticas da história do cinema.
Deixe um comentário