Todo domingo: Cinco Filmes

1 – A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Direção: Mel Stuart

Uma das histórias infantis mais queridas de todos os tempos, conta a história de Charlie, um menino pobre que mora com os pais e os quatro avós em um casebre caindo aos pedaços. Na mesma cidade, fica a fábrica Wonka, dos melhores chocolates do mundo. Misteriosa e fechada ao público, até que surge uma promoção: cinco bilhetes dourados foram colocados em barras de chocolates Wonka quem os encontrar, poderá visitar a fábrica e receberá um carregamento vitalício do doce. Imediatamente, crianças do mundo inteiro partem em busca dos bilhetes premiados e dos cinco vencedores, apenas Charlie consegue o bilhete dourado por sorte. Na fábrica, ele conhece o excêntrico Willy Wonka, os oopa loompa e muitas outras coisas fantásticas.

2 – O Pequeno Nicolau (2009)

Direção: Laurent Tirard

Inspirado em uma série de livros infantis do mesmo criador de Asterix, René Goscinny, o longa francês conta a história de Nicolau, um garoto com muitos amigos e uma imaginação fértil. Certo dia, ele ouve uma conversa entre seus pais e passa a acreditar que eles vão ter outro filho e o abandonar na floresta. Ele entra em pânico e se junta com seus amigos para solucionar o problema. O longa já tem uma continuação, As Férias do Pequeno Nicolau, em fase de pós-produção e com estreia prevista para julho de 2014.

3 – Mary Poppins (1964)

Direção: Robert Stevenson

Um dos primeiros filmes de babá da história do cinema, Mary Poppins também marcou a infância de diversas gerações. Julie Andrews interpreta a babá que literalmente caiu do céu – ela chega com um guarda-chuva como paraquedas – para cuidar de Michael e Jane, filhos de um banqueiro londrino. Ela traz, em sua bolsa que parece não ter limite de espaço, muitas músicas, diversão e alegria. O longa recebeu o Oscar de Melhor Atriz, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Música Original por Chim Chim Cher-ee. Mary Poppins mistura, com maestria, animação e cenas reais, além de ser considerado um dos melhores musicais de todos os tempos.

4 – O Mágico de Oz (1939)

Direção: Victor Fleming

Um verdadeiro clássico literário, musical e cinematográfico. Referência para inúmeros artistas ao longo da história, o longa fala de Dorothy, uma garota de 11 anos que vive na fazendo de seus tios no Kansas que foge com seu cachorro, Totó, depois que ele sofre uma ameaça. Depois de um tornado, a garota se encontra em um lugar maravilhoso. Ela conhece Glinda, a Bruxa do Norte, que a presenteia com sapatos de rubi mágicos que a Bruxa Má do Oeste cobiça. Glida explica que apenas o Mágico de Oz pode ajudar a garota a voltar para casa e Dorothy parte pela Estrada de Tijolos Amarelos para encontrá-lo. No caminho ela conhece um espantalho que quer um cérebro, um homem de lata que busca um coração e um leão sem coragem.

5 – Harry Potter (2001)

Direção: Chris Colombus, Alfonso Cuarón, Mike Newell, David Yates

A saga do bruxo que literalmente cresceu com seus fãs não podia ficar de fora desta lista. Os sete livros e oito filmes contam a história do garoto que até os 11 anos não sabia que tinha poderes, nem conhecia seu passado. No primeiro momento ele vai para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde conhece seus melhores amigos, aprende a usar seus poderes e se depara pela primeira vez com Voldemort, o homem que tentou matá-lo quando Harry era um bebê, responsável pela morte de seus pais. Ao longo da série, ele enfrenta outras tentativas malsucedidas da parte de seu inimigo, além de entender quem são seus amigos fieis e conhecer cada vez mais a violência. A pesar de ser uma história infantil e fantasiosa, a autora J.K. Rowlling pretendia dar voz a personagens que enfrentam a dura realidade da guerra. Harry Potter mostra pessoas que perdem tudo que tem de mais querido e são obrigadas a encontrar forças para continuar lutando.   



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.