Em pesquisa divulgada neste domingo, 21, pelo instituto Datafolha, o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, aparece na frente do tucano José Serra mesmo entre eleitores naturais do PSDB, o núcleo mais conservador da população da cidade.
O instituto criou uma pesquisa baseada em posicionamento ideológico dos eleitores que mostrou a seguinte divisão na capital paulistana: 33% se identificam com valores conservadores, 28%, liberais; 23%, medianos; 9% extremo conservadores e 6% extremo liberais.
De acordo com a pesquisa, Haddad tem 46% das intenções de voto dos conservadores, contra 33% de Serra. O petista vence em 4 das 5 categorias criadas, perdendo apenas entre os eleitores extremo conservadores. Somados todos os eleitores, vence por 49% a 32%.
Além de chamar a atenção por vencer no reduto tradicionalmente tucano da sociedade, o petista também surpreende pelo crescimento acentuado que teve entre esses eleitores desde a última “pesquisa por ideologia” feita pelo Datafolha em setembro. À época, Haddad era o candidato pior colocado entre os três primeiros (Serra, Russomanno e Haddad), com apenas 12% das intenções de votos conservadores. Na ocasião, Russomanno tinha 41% das intenções de voto e era líder em todas as pesquisas.
Deixe um comentário