Na tarde de quinta-feira (18), o navio-veleiro Concórdia, do Canadá, naufragou na costa brasileira. Todas as 64 pessoas presentes no navio foram resgatadas com vida, a cerca de 300 milhas (aproximadamente 555 km) do Rio de Janeiro, segundo a Marinha do Brasil. Agora, as fragatas Constituição e Liberal e o Rebocador de Alto-Mar Almirante Guillobel vão participar do resgate total dos tripulantes até a terra, o que deve ser finalizado somente no sábado (20), devido às condições do tempo e à longa distância do local onde estão as 64 pessoas até o solo (leia mais no iG).
[nggallery id=14411]
O Concórdia é uma embarcação da West Island College International, uma instituição de ensino canadense que realiza viagens em alto mar. Fundada em 1984, a instituição oferece cursos de ensino médio e universitários a bordo de um veleiro-escola, algo comum nos Estados Unidos e Canadá. O Concórdia é um navio de 57,5 m, com mastro de 35 m e 15 velas, e capacidade para transportar até 66 pessoas.
A história vivida pelo Concórdia tem precedentes no cinema americano. O filme Tormenta (White Squall, em inglês), do diretor Ridley Scott, de 1996, mostra um grupo de adolescentes que embarca para uma longa viagem no veleiro Albatroz, um navio-escola comandado por Christopher Sheldon (interpretado por Jeff Bridges). O rígido Sheldon, junto com sua mulher Alice (vivida por Caroline Goodall), quer com a viagem transformar os jovens em homens. No decorrer da jornada, que se passa no ano de 1961, o medo que os alunos tinham pelo capitão é substituído por respeito e admiração, mas uma tragédia coloca a confiança em risco. Vale a pena ver o filme.
Veja trailer de Tormenta
Deixe um comentário