Turquia bombardeia Síria em resposta a morteiros

Exército turco se organiza na cidade de Akçakale

Na segunda-feira, dia 8, sexto dia de ofensivas entre Turquia e Síria, o Exército turco lançou mísseis no país vizinho. O conflito – que começou após morteiros vindos da Síria matarem cinco pessoas em na cidade turca de Akçakale, na última quarta-feira, dia 3 -, preocupa os países vizinhos e a Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o governador da Província turca de Hatay, Celalettin Lekesiz, os mísseis foram lançados em resposta aos seis morteiros sírios que foram disparados no início da tarde desta segunda para o lado sírio. Em nenhum dos dois ataques houve vitímas.

Após os ataques, o presidente da Turquia, Abdullah Gul, falou sobre a possibilidade do páis declarar guerra ao vizinho. “Nosso governo está em contato permanente com o Estado-Maior nesse processo e tudo o que for necessário será feito e continuará sendo feito”, disse. O parlamento turco já aprovou o uso de força militar contra a Síria. A decisão está nas mãos de Abdullah Gul.

Após ser informados dos recentes acontecimentos, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou ser “extremamente perigosa” a crise entre os dois países que vem a aumentar a tensão na região. Além disso, Ki-moon atentou para o problema dos refugiados no Líbano. País vizinho, o Líbano tem recebido os sírios que fogem do regime do ditador Bashar al Assad e, com a nova crise, teria um aumento no fluxo de refugiados dos dois países.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.