Em busca de novos dados para impulsionar sua publicidade direcionada, o Twitter vai começar a olhar quais outros aplicativos os usuários baixaram em seus dispositivos móveis.
Desde a última quarta-feira, 26/11, a empresa começou a coletar dados sobre quais outros apps os usuários possuem em seus smartphones iOS e Android. Os dados, segundo o Twitter, vão ajudar a companhia a entregar um melhor “conteúdo curado” para os usuários. Isso muito provavelmente vai incluir anúncios, mas talvez também recomendações melhores sobre quem um usuário deve seguir, ou os primeiros tuítes mais relevantes no feed, o que poderia ajudar o serviço a “conquistar” as pessoas logo de cara.
Segundo o Twitter, essa lista traz apenas quais apps o usuário instalou no aparelho, sem nada de dados sobre o que as pessoas fazem nesses aplicativos. Assim, o Twitter saberia que você tem um aplicativo de transporte como o Uber, mas não saberia nada sobre as suas viagens com o app.
O Twitter não é a única empresa a coletar esse tipo de informação – outras empresas de TI como Google e Facebook também fazem isso sob determinadas circunstâncias. Caso um desenvolvedor tenha integrado seu kit de software, o Facebook pode usar os dados para anúncios móveis.
Ainda assim, a iniciativa do Twitter deve aumentar as preocupações de privacidade, ao menos entre alguns usuários.
A coleta de dados do Twitter é iniciada de forma automática, a não ser que os usuários já tenham habilitado a opção “limit ad tracking” ou “opt out of interest-based ads “ nos seus aparelhos iOS ou Android, respectivamente.
A plataforma afirma que os usuários serão notificados da coleta de dados e também poderão desabilitá-la a qualquer momento nas configurações do aplicativo. O Twitter ainda diz que, quando um usuário desabilita essa opção, os seus dados são removidos dos servidores da empresa.
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