O referendo no Leste da Ucrânia será realizado domingo (11) como estava programado, anunciaram nesta quinta (8) os separatistas pró-russos, apesar do apelo de Moscou para o adiamento da consulta.
“O referendo vai realizar-se no dia 11 de maio” disse aos jornalistas Denis Pushilin, líder da auto-proclamada República Popular de Donetsk. Uma porta-voz das milícias pró-Moscou na cidade de Slavyansk confirmou que a consulta na área também ocorrerá no domingo. Insurgentes de Lugansk também disseram que estão fazendo tudo para que o referendo se realize no mesmo dia.
As posições dos separatistas foram comunicadas um dia depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter lançado um apelo no sentido do adiamento do referendo para que se pudesse proporcionar o “diálogo” com Kiev.
“A data do referendo não vai ser adiada” disse Pushilin. As autoridades ucranianas destacaram que o referendo é um “ganho político” e mantêm a operação militar em curso que, na prática, abrange mais de dez cidades da região. A Aliança Atlântica informou que não há sinais da retirada das tropas russas na fonteira com a Ucrânia, como Putin havia anunciado.
Deixe um comentário