Após não ter seu contrato renovado com a escuderia Willians, que optou pelo também brasileiro Bruno Senna, Rubinho se viu obrigado a procurar por novos desafios. Os quase 40 anos de idade não o fizeram se quer pensar em aposentadoria. A convite do amigo Tony Kanaan, piloto de sucesso na Fórmula Indy, Rubinho resolveu ir para os Estados Unidos e testar o carro da equipe KV Racing, a mesma de Kanaan, e o resultado tem sido melhor que o esperado até o momento para ambos os lados e Rubinho já é oficialmente piloto da Formula Indy.
Na Fórmula 1, mesmo sendo o piloto que mais tempo participou da categoria, Rubinho nunca alcançou seu tão sonhado título mundial. Ele iniciou sua trajetória na Jordan em 1993. Em 1996 se transferiu para a Stewart, equipe na qual teve um desempenho relativamente bom e que o projetou para seu melhor momento na F1, pelo menos, era o que todos pensavam: a Ferrari. Na escuderia mais tradicional, Barrichello conquistou dois vice-campeonatos em 2002 e 2004, tendo inclusive, em 2004, alcançado a marca dos 114 pontos na temporada, números que certamente o garantiriam o título, porém… “no meio do caminho tinha um Schumacher…. O piloto alemão, em números, o melhor de todos os tempos, ofuscou completamente o brasileiro e companheiro de equipe. No Brasil, os fãs de velocidade e órfãos de Ayrton Senna nunca perdoaram as presepadas pelas quais Rubinho era obrigado pela Ferrari a passar, tais como deixar Schumacher passar na reta final, e o piloto ficou taxado de lerdo e frouxo.
Após 3 temporadas fracas na Honda, o brasileiro voltou a figurar entre os grandes em 2009, no surpreendente e polêmico carro da Brawn GP, mas foi novamente superado por seu companheiro de equipe, dessa vez o inglês Jenson Button. Mesmo assim, a terceira posição na temporada lhe garantiu dois anos de contrato na Williams, equipe que defendeu até o final da última temporada.
Rubens Barrichello irá refazer os passos de grandes nomes da história do automobilismo. O brasileiro Emerson Fittipaldi, por exemplo, foi um dos únicos a ser campeão nas duas categorias mais importantes do planeta.
Deixe um comentário