“É um colosso”, diz Alencar sobre nova pesquisa

– Alguma notícia boa, presidente?

– Uai, notícia boa é esta nova pesquisa que saiu hoje (CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira), dando mais de 80% de aprovação para o Lula

– O senhor esperava que isto pudesse acontecer quando tomou posse com Lula em 2003?

– Eu esperava que desse tudo muito certo, mas não tanto Este resultado da pesquisa é um colosso, fico muito feliz.

Pouco depois das quatro da tarde, na hora de embarcar na Base Aérea em Brasília, o presidente em exercício José Alencar, que está neste momento viajando para o Rio de Janeiro, comentou em breve conversa com o Balaio a nova pesquisa do CNT/Sensus e falou sobre o seu tratamento contra o câncer.

No Rio, Alencar vai cumprir a primeira missão oficial dada pelo presidente Lula, que está em viagem pela América Central, em mais esta interinidade: levar a solidariedade do governo aos parentes das vítimas do acidente com o avião da Air France que se encontravam no Galeão à espera de notícias.

Em seguida, o presidente interino subiria no avião de novo para ir a Belo Horizonte onde participaria à noite de uma cerimônia comemorativa pela escolha da capital mineira como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

“Está tudo sob controle”, disse-me sobre o seu primeiro dia na presidência, depois de voltar no sábado do tratamento contra o câncer no abdome que foi fazer na semana passada em Houston, nos Estados Unidos. Ele volta aos EUA no próximo dia 22 de junho para fazer novos exames.

José Alencar fica na cadeira de Lula até quarta-feira. No dia seguinte, volta ao Hospital Sírio-Libanês para fazer exames a pedido dos seus médicos.

Animado como sempre, com pressa para embarcar, o presidente em exercício disse que estava se sentindo muito bem, “tranquilo, sem problemas”, porque o tratamento em Houston, à base de remédios administrados via oral, não produz efeitos colaterais como a quimioterapia.

Pesquisa CNT/Sensus

Na pesquisa CNT/Sensus, a que o presidente em exercício José Alencar se referiu na nossa conversa, a aprovação pessoal do presidente Lula subiu de 76,2% em março para 81,5% agora. A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 25 e 29 de maio.

Na pesquisa espontânea, o CNT/Sensus mostrou Dilma e Serra pela primeira vez em situação de empate técnico: o governador tem 5,7% e a ministra, 5,4% (em março, Serra tinha 8,8% e Dilma, 3,6%).

Na induzida, em que são apresentados os nomes de possíveis candidatos, Serra caiu de 45,7% para 40,4%, enquanto Dilma subia de 16,3% para 23,5%, diminuindo de 29% para 17% a diferença entre os dois no primeiro turno.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.