Um final globalizado

Na segunda mesa do dia, a mais globalizada do fórum, que tinha como tema a “Integridade Ecológica”, o que vimos foi realmente uma aula de integração. O primeiro palestrante, o vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2007 Mohan Munasinghe, do Sri Lanka, fez sua introdução em português, e passou a mensagem de que estamos todos juntos nessa luta. Munasinghe apresentou seus estudos em slide, fazendo uma projeção de nossa situação atual e para onde podemos ir se mudanças não ocorrerem. Após o termino de sua apresentação, em bom português Munasingue repetiu: “Nós podemos juntos”.
[nggallery id=14669]

A senadora Marina Silva assumiu e alertou: “Nós não temos integração com povos como os Incas, Maias e Aztecas, por exemplo, por erros de suas civilizações. Não vamos cometer os mesmos erros”. Na seqüência, quem subiu ao púlpito foi o vice-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, o índio André Baniwa. Tomando um caminho oposto ao de Munasinghe, mas com o mesmo objetivo, Baniwa se apresentou falando o idioma de sua tribo, mostrando que ele, representando toda a raça indígena, também está integrado na luta por um planeta melhor.

O jornalista Washington Novaes falou em seguida e também apresentou estudos para nos alertar sobre o rumo que estamos tomando. Olinta Cardoso, ex-diretora da Vale, foi a última a falar e sintetizou o espírito ideológico que a última mesa do Fórum transmitiu: “Só a consciência individual com o sentido coletivo irá fazer a diferença”, concluiu Cardoso.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.