Com oito lojas no Brasil, a Fnac completou este ano dez anos de existência no País. Para comemorar a data, a rede criada em Paris, em 1954, a partir da ideia de dois amantes da fotografia – Max Théret e André Essel -, lançou em setembro o trabalho Encontros com a fotografia, uma caixa com dois livros e um DVD, que mapeia a produção fotográfica contemporânea por meio de entrevistas com 40 grandes fotógrafos brasileiros. O projeto tem curadoria de Rosely Nakagawa e as entrevistas foram coordenadas pela jornalista Simonetta Persichetti.
Já na inauguração de sua primeira loja no Brasil, em junho de 1999, instalada na capital paulista, em Pinheiros, a Fnac procurou homenagear a fotografia trazendo para o seu ambiente a exposição Outras Américas, o segundo livro de Sebastião Salgado. Agora, a rede francesa traz de volta o trabalho de Salgado, além de obras de outros 39 fotógrafos, apresentando uma ideia diferente, original: uma equipe de oito pessoas percorreu 40 mil km durante três meses para conseguir entrevistar seus personagens em seus locais de origem e de atuação. Todos os 40 fotógrafos já expuseram seus trabalhos na Fnac durante esses últimos dez anos, entre eles Cristiano Mascaro, Fernando Lemos, Helcio Nagamine, João Wainer, Kenji Ota, Luiz Braga, Marcio Scavone, Pedro Vasquez, Thomaz Farkas, Tiago Santana, Walter Carvalho e Walter Firmo.
No livro composto por dois volumes – um com as entrevistas e outro com os trabalhos -, os fotógrafos escolhidos relatam momentos marcantes da carreira, as influências e locais de inspiração. Ao passar o olho pelo material, é possível conhecer os vários cantos do Brasil, sua beleza e sua cultura, como as imagens de sertanejos, dos imigrantes, de gente da periferia e da natureza.
O projeto, à venda por R$ 99, oferece ainda um documentário em DVD, com imagens dos ambientes de trabalho de cada um dos fotógrafos entrevistados.
|
Nas páginas seguintes, a Brasileiros, onde a fotografia também tem seu espaço garantido, conta um pouco mais da vida e obra de um dos participantes do projeto da Fnac, o curitibano João Urban. Veja aqui
Deixe um comentário