Um planeta cor-de-rosa

Foto: NASA

A NASA anunciou no último mês a descoberta de um planeta cor-de-rosa na órbita da estrela GJ 504, na constelação de Virgem. A descoberta foi feita através de observação direta com auxílio do telescópio instalado em Subaru, no Havaí, método que possibilita a obtenção de dados referentes à luminosidade, temperatura, atmosfera e órbita.  

O planeta cor-de-rosa tem quatro vezes a massa de Júpiter e uma temperatura média de 237 º C. A distância entre ele e a estrela-mãe é 43 vezes maior do que a distância entre a Terra e o Sol. O sistema onde ele se encontra é relativamente jovem: tem 160 milhões de anos, enquanto o Sistema Solar tem 4,6 bilhões, por isso o planeta ainda retém calor e brilho.

Sua cor, que, segundo os astrofísicos responsáveis pela descoberta, varia entre cereja escuro e magenta, indica que o corpo celeste tem menos nuvens em sua atmosfera. A distância entre o planeta cor-de-rosa e sua estrela coloca-o fora da área estabelecida como própria para a formação de planetas. Os estudiosos acreditam que ele passou por um fenômeno conhecido como “modelo de acreção de núcleo”, no qual rochas, poeira e gelo grudam até formar uma massa sólida do tamanho de um planeta.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.