Um reencontro de Carnaval

O site da Brasileiros entra no ritmo do Carnaval. A partir deste sábado até quarta-feira, vamos falar um pouco de músicas relacionadas à maior festa popular do Brasil. Vamos lembrar a história da canção, a letra, quem compôs, a época da música, enfim, recordar é viver!
[nggallery id=14416]

Em 1967, Zé Kéti já era um compositor mais do que consagrado dentro do cenário da música brasileira. Já era o autor de A voz do morro, samba que ficou conhecido pelo filme Rio, 40 graus, de Nelson Pereira dos Santos. Aliás, você sabia que Zé Kéti foi segundo assistente de câmera e ator no longa? Pois foi, em 1955.

Nove anos depois, lá estava novamente Zé Kéti no centro das atenções, ao participar do espetáculo Opinião, ao lado de João do Vale e Nara Leão. Nessa época, seus grandes sucessos foram Diz que Fui Por Aí e Opinião, duas canções belíssimas.

Mas, foi em 1967 que Zé Kéti imortalizou-se também como compositor de marchinhas de Carnaval. Com Máscara Negra, composta em parceria com Hildebrando Matos, ele venceu o 1º Concurso de Músicas de Carnaval, criado naquele ano pelo Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som (MIS).

A música fez enorme sucesso, muito pela história, que conta o reencontro do Pierrô com sua Colombina, um ano depois de um amor de Carnaval. Um lirismo bonito sem ser piegas, romântico sem ser bobo. Uma linda história de Carnaval.

Foi bom te ver outra vez
Está fazendo um ano
Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele pierrô
Que te abraçou e te beijou meu amor
Na mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval

A curiosidade de Máscara Negra é que, no ano seguinte, a General Electric contratou Zé Kéti para ser garoto propaganda de um lançamento de modelo de televisão. O nome do novo aparelho: “Máscara Negra”, por causa da tela mais escura, que realçava os efeitos do preto e branco da imagem. Na época, o recurso mais moderno dos aparelhos de TV. Curioso destino do Pierrô e da Colombina de Zé Kéti.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.