Vencerás pela Ciência

USPCom o lema Scientia Vinces (Vencerás pela Ciência, em latim), surgia, em 1934, a Universidade de São Paulo, a mais importante do País. Nesse dia 25 de janeiro, além dos 460 anos da cidade, também comemoramos os 80 anos da USP, responsável por guiar muitas das mais brilhantes mentes do Brasil e também por acompanhar ativamente os principais momentos de transição do País.

Após 80 anos de prosperidade, sendo reconhecidamente o principal centro acadêmico da América Latina e um dos 200 mais importantes do mundo, a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira é, de fato, uma cidade! Segundo reportagem do Estado de São Paulo, hoje são quase 90 mil alunos matriculados e estima-se que o fluxo diário de pessoas pelas ruas do campus seja superior a 100 mil. Entre professores e funcionários em geral, são mais de 20 mil.

Para a gigante estrutura, é fundamental uma verba compatível. Segundo o mesmo especial, publicado nessa sexta-feira, 24 de janeiro no Estadão, que teve papel fundamental na fundação da USP através de seu então diretor Júlio de Mesquita Filho, o orçamento com a Universidade de São Paulo em 2013 foi de R$ 4,3 bilhões, superior a 90% dos municípios paulistas.

No dia de festa, a Cidade Universitária irá receber, às 21h desse sábado, show da cantora Anelis Assumpção, que irá homenagear seu pai Itamar Assumpção, com participação de Arrigo Barnabé, cantor e compositor que conviveu e criou com Itamar, Kiko Dinucci, jovem compositor paulista que assume Itamar como referência em seu trabalho e Serena Assumpção, também filha de Itamar.

Para entender melhor sobre a importância da USP ao longo desses 80 anos e ainda o contexto do momento vivido na época de sua fundação, também será promovida um sessão gratuita do documentário O nascimento da USP, exibido às 17h de segunda-feira, dia 27 de janeiro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.