O vice-prefeito de Gdansk, uma das oito cidades-sede da Eurocopa 2012, Andrzej Bojanowski, nesta terça-feira ao elogiar os torcedores e habitantes de sua cidade. “Quero agradecer por terem se comportado como gente normal, branca e civilizada ante nossos convidados, que também se comportaram como gente branca normal”, disse em um programa de TV.
A frase racista causou ampla repercussão na mídia, e obrigou Bojonawaski a se retratar publicamente. ” Peço perdão a todos que possam ter se sentido feridos pela maneira equivocada com que me reportei em um programa ao vivo. Simplesmente queria agradecer aos habitantes e convidados, seja qual for a cor de sua pele”, tentou corrigir o vice-prefeito.
O tema do racismo tem sido uma das principais preocupações dos organizadores da competição, especialmente desde que os jogadores negros da Holanda denunciaram terem sido chamados de macacos durante um treino em Cracóvia, na semana passada.
A Polônia foi um dos países que mais sofreu com o racismo durante o período nazista. Milhões de poloneses, entre judeus e católicos, foram mortos no período de ocupação alemã no país na Segunda Guerra Mundial. A ideologia de Adolf Hitler considerava os poloneses e outros povos eslavos, como russos e sérvios, como uma “sub-raça”.
“A frase é um exemplo de como os estereótipos e a xenofobia estão fixados na mentalidade e na linguagem polonesas”, afirmou Krzysztof Jarymowicz, chefe da organização polonesa “Fundação para a Liberdade”, que luta contra o racismo,
Deixe um comentário