Vidal é Vital

Gore Vidal
Gore Vidal

Segunda feira é bom dia para falar de livro. Você sabe por que Jackeline entrou sozinha na igreja, e não com seu pai, quando se casou com o então futuro presidente dos Estados Unidos John Kennedy? E o que todos falaram dela quando ela se casou com Onassis? Pois as fofocas e os podres da alta sociedade americana da metade do século XX podem te surpreender  e divertir. Como era a vida sexual dos soldados, gays e hts, que passavam por Nova York voltando da guerra, assim que acabou o conflito? Para saber isso tudo, leiam Palimpsesto, de Gore Vidal, pois o livro e o autor são fundamentais. Ele escreveu dezenas de livros obrigatórios, como A Cidade e o Pilar, marco na literatura gay, e Criação, Lincoln e Juliano. Também escreveu  um livrinho chamado The American Presidency , que não foi traduzido e é difícil de se achar no Brasil, no qual explica qual é, pela constituição americana, o verdadeiro poder dos presidentes dos Estados Unidos, e você poderá entender melhor o que Obama está fazendo hoje da Casa Branca.  

Escritor gay nascido numa família rica dos Estados unidos, ele estava lá no casamento dos Kennedy , e conviveu com alguns dos maiores escritores do século, além de todo o povo de Hollywood, e conta o lado A e o lado B de todos eles. Lembram de  Truman Capote, do filme?  Gore escreveu muito mais do que ele, e o  detestava , brigaram até nos tribunais, onde Gore ganhou! Se você me perguntar “Por que ler sobre esses americanos todos?”, saia já deste Blog. Eles fizeram a história e escreveram a mídia americana deste período,  e, por tabela, muito da nossa! Você vai ficar feio na foto se, no meio de uma conversa, não souber “dessa gente”. 

Palimpsest
Palimpsest

Palimpsesto também é um dos livros mais importantes  sobre comportamento gay que eu já li, pois conta boa parte da vida de Gore, gay bem resolvido desde cedo, que se apaixonou por Jimmie Trimble, um colega de escola louro e lindo. Eles eram meninos adolescentes e viveram um caloroso romance gay até que estourou a segunda guerra e, com apenas 18 anos, se alistaram e foram à luta, mas só Gore voltou. Trimble morreu. Embora tenha vivido depois, por mais de 40 anos, com o jornalista Howard Austen, Gore nunca mais esqueceu aquele menino, e o livro é bárbaro narrando esta paixão gay.  Todos os livros de Gore são fáceis de achar em todas as livrarias. Você pode comprar até pela internet, pela Livraria Cultura, ou Saraiva e Americanas.com , sem sair de casa.


Comentários

8 respostas para “Vidal é Vital”

  1. E recentemente eu assisti a um documentário chamado Inside Deep Throat, onde mr. Vidal, entre outros, fala sobre a influência do filme sobre a sociedade americana. Viste isso? Instrutivo…
    E parece que andou escorregando com Anaïs Nin (afirmado por ela, desmentido por ele) e Joanne Woodward (e Paul Newman, segundo as más línguas). Como eu não estava lá, nada sei de concreto.
    Mas o homem é muito bacana e merece ser lido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.