Viola na Academia

“Profissão: Músico”. Poucas carreiras são tão mal-vistas no Brasil. Isso tem mudado ao longo do tempo. O surgimento de faculdades para quem quer seguir a profissão diminuiu, e muito, o preconceito e possibilitou formação de qualidade para muitas pessoas.
[nggallery id=14742]

Dentro da Universidade de São Paulo (USP) existe, desde 1971, o Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA). É uma das mais concorridas para se ter uma boa formação e iniciar bem a carreira de músico, seja erudito ou popular.

A partir de 2009, o Departamento terá uma novidade: Viola Caipira. Isso mesmo. Já no próximo vestibular, haverá a possibilidade de concorrer a uma vaga para se especializar no instrumento. O curso existe dentro da USP desde 2005, mas no campus de Ribeirão Preto, no interior paulista. A partir do próximo ano, ele será transferido para a capital, já que muitos formados rumavam para a cidade em busca de oportunidade.

Segundo o professor Ivan Vilela, docente no curso da USP e considerado um dos especialistas mundiais em viola caipira, São Paulo é o pólo de cultura popular do Estado. Ele explica que o curso de viola caipira também tem foco na música erudita, já que o instrumento abrange várias épocas e estilos. Vilela ressalta que percebe uma transformação na postura dos que conhecem música caipira. Para ele, as composições do gênero fazem com que as pessoas se identifiquem com a música brasileira.

A seleção para a faculdade de música é, em geral, bem diferente do que os processos para ingressar em outras carreiras. Provas práticas com alto nível de exigência são obstáculos difíceis para os postulantes a entrar no ramo. A de viola caipira não será diferente. Para saber mais, acesse o site do CMU: www.cmu.eca.usp.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.