Virada eclética

Neste sábado (15), a partir das 18 horas, São Paulo para com a sexta edição da Virada Cultural, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. São 24 horas de muita música, teatro, cinema, exposições e muitas outras atrações e para todos os gostos. A festa termina às 18 horas do domingo, dia 16.
[nggallery id=14305]

Diferentemente do que aconteceu em 2009, a Virada deste ano na capital será mais espalhada e específica, para evitar aglomerações. Antes limitada ao centro, agora terá espetáculos também na região da Luz, por exemplo. Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas comparecerão ao evento de 2010. Público muito superior ao do ano passado, que foi de 4 milhões.

O palco da Avenida São João, que antes abrigava grande parte dos shows, agora será o reduto dos roqueiros. Às 20h, o grupo Grand Mothers, que conta com alguns ex-músicos da banda de Frank Zappa, será o encarregado de fazer o show de boas-vindas para o público do local. Destaque também para a excelente Big Brother & The Holding Co., que acompanhava a eterna Janis Joplin, e irá se apresentar logo em seguida. No cenário nacional, vale a pena presenciar o aguardado retorno dos Raimundos, às 13h30 do domingo, e o encerramento, às 17h30 com veteranos dos Titãs em ação.

A Praça da República, antes o ponto de encontro dos roqueiros da Virada, agora irá oferecer muita coisa boa para os amantes do samba. Às 23h acontecerá o aguardado Baile do Simonal, onde se apresentarão Wilson Simoninha e Max de Castro, filhos do Rei da Pilantragem. Em seguida, dois professores da velha guarda: Jair Rodrigues, à 1h, e Elza Soares, que sobe ao palco às 3h.

Mas para quem quiser sair do comum, uma dica nova e interessante acontecerá na Alameda Barão de Limeira. Esse será o palco das boas energias e dos devotos de Jah. A partir das 17h do sábado, quase 24h horas de reggae sem parar! Uma grata surpresa para a tribo que antes era quase esquecida pela Virada.

E foi-se o tempo em que os nerds ficavam em casa estudando o dia inteiro. A Virada Cultural de 2010 terá um espaço destinado só para eles. Na Praça Roosevelt, acontecerão disputas de RPG, encontros de fãs de fantasia, ficção científica, videogame e quadrinhos. Para os espectadores mais eruditos, no Parque da Luz dois palcos vão alternar orquestras sinfônicas com performances de dança durante todo o evento.

Na Praça Júlio Prestes, a alma da Virada será apresentada, com muita diversidade de sons, ritmos, nacionalidades e, claro, de público. Barbarito Torres e Ignácio Mazacote abrem a festa às 18h, mostrando que Cuba, país de origem dos dois, tem muito mais a oferecer do que apenas charutos. Em seguida, duas divas da música brasileira, uma já consagrada e a outra, uma jovem de linda voz e carreira promissora. Zélia Duncan é a primeira, às 21h, e em seguida Céu, à meia-noite, na virada da Virada.

Logo depois, às 3h de domingo, se apresenta um dos destaques internacionais da programação, a banda norte-americana de hard rock, Living Colour. Preparem os ouvidos! Às 12h Toquinho e seu violão serão o centro das atenções da Praça Júlio Prestes. Depois disso, o público presente é convidado para uma verdadeira volta ao passado com o ABBA – The Show. A apresentação cover da banda sueca irá relembrar os maiores sucessos de um dos grupos mais marcantes da história da música.

Para não perder nada, veja a programação completa no site oficial da Virada Cultural (é só clicar no ícone do início do texto). O site da Brasileiros vai estar perto de muitas atrações da Virada e também terá cobertura via Twitter. Mas como, infelizmente, não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo, contamos com sua participação para espalhar ainda mais a cultura durante a Virada de 2010! Entre no Twitter, mande mensagens e fotos para a @rev_brasileiros retwittar. Contamos com a participação de todos. Boa Virada!

TWITTER OFICIAL DA VIRADA
www.twitter.com/virada


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.