Você acredita no Brasil?

“Eu acredito no Brasil, por tudo o que está acontecendo no País. As grandes inovações e as tecnologias de ponta, desenvolvidas nos grandes centros e que agora começam a chegar ao brasileiro comum, me dão otimismo. Muitas coisas ainda precisam mudar, mas, na minha opinião, algumas já estão mudando. No Brasil, o futuro é agora. Ele já está acontecendo.”
Renê Silva, 17 anos, é editor do jornal Voz da Comunidade, veículo independente que se tornou o principal porta-voz do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ)

“Difícil acreditar em qualquer coisa ou pessoa que sofre influências externas. Tudo o que acontece no Brasil, desde que o Collor assinou o Consenso de Washington, está ligado a interesses internacionais. Talvez eu passe a acreditar mais no País quando retomarmos as estatais e quando a vibração mundial pender para o pós-neoliberalismo do que para esse capitalismo desenfreado de agora. Para acreditar no Brasil é preciso acreditar nos grandes líderes mundiais. É nesse ponto que a coisa complica: prefiro mudar o foco e dar um voto de confiança para o cidadão brasileiro.”
Caroline Santos, jornalista, São Paulo (SP)

“Com todos os problemas sociais que chegam a nós por meio da grande mídia, está cada vez mais difícil acreditar em um Brasil de justiça e igualdade. Prefiro dizer que acredito no povo brasileiro, que em sua maioria trava uma luta diária para trazer o máximo possível de dignidade para si, para sua família, com muito trabalho e pouca renda. Termino esse breve desabafo com a frase mais clichê de todas e que mais faz sentido quando penso no Brasil: ‘O melhor do Brasil é o brasileiro.”
Anderson Favero, jornalista, Chapecó (SC)

“Os últimos fatos no Complexo do Alemão e entorno só demonstram a incompetência de nossos políticos, mas o povo parece não perceber isso e continua elegendo os “tiriricas” da vida. Se tivéssemos um governo de verdade, essa ação que custou milhões de Reais não seria necessária. Se o sistema de educação pública não consegue nem aplicar a prova do ENEM, o que dizer da formação que ele oferece? Por essas e outras, é que temos de acreditar cada vez mais no Brasil.”
Eliel Moreira da Silva, jornalista e funcionário público, Estância Velha (RS)

“Acreditar no Brasil? Nunca parei para pensar sobre isso, mas acredito que atualmente o Brasil está visivelmente se transformando no País do presente. A economia está crescendo e não é à toa que fazemos parte do BRIC, pois também amadurecemos muito na área política. É claro que ainda existem muitos entraves e melhorias a serem feitas em Educação, Saúde e Segurança, principalmente. Mas dá, sim, para acreditar no Brasil de hoje!”
Fernanda Sueli Xavier Dias, estudante, técnica têxtil, escritora e cantora, São Gonçalo do Amarante (RN)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.