“A experiência de morar fora do País me possibilitou enxergar o Brasil com outros olhos. Entrei em contato com dificuldades de ordem natural e social, confrontei outra cultura com a minha própria e pude perceber a flexibilidade no agir, pensar e fazer que existe no Brasil em comparação a outros lugares do mundo. Além disso, a presença brasileira, seja na produção, na elaboração de projetos ou no campo profissional, está no mundo todo, o que demonstra a força e o potencial da nossa economia e do nosso país.” – Willians Valente, fotógrafo, trabalhando para o Jornal do Cabo Verde, em Cabo Verde.
“Eu acredito, e muito, no Brasil. Temos vantagens naturais incomparáveis: uma enorme abundância de recursos naturais, um regime climático que possibilita produzir alimentos de forma ininterrupta durante todo o ano, e uma vasta extensão territorial. Além disso, o brasileiro é um povo trabalhador, criativo e otimista, por excelência. Para atingirmos o status de nação de primeira classe, entretanto, só nos falta concluir a lição de casa, iniciada com o processo de estabilização econômica. Conseguimos debelar a inflação, mas precisamos complementar o trabalho, reduzindo a pesada carga tributária, combatendo os excessos burocráticos, atacando os gargalos logísticos e, principalmente, investindo em educação. O preceito de Monteiro Lobato – ‘Um país se faz com homens e livros’ – continua mais atual do que nunca.” – Luiz Martins, presidente do Sindicato das Indústrias do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) e dos Moinhos Anaconda.
“Definitivamente eu acredito no Brasil. Dito isso, é importante registrar que não há a menor dúvida que o País tem grandes desafios para serem resolvidos: graves problemas sociais, uma serie de deficiências na saúde… Apesar de todos esses problemas, o Brasil e os brasileiros têm muito dinamismo e uma enorme força para solucioná-los. E a prova maior de minha fé no País é o investimento que faço, através do meu trabalho, da minha empresa, morando e criando meus filhos aqui no Brasil. Eu não só acredito no Brasil, como sinto que temos grande contribuição para resolver os problemas do País.” – Alexandre Martins Fontes, editor.
“Eu não acredito no Brasil. Cada dia parece que a situação piora. Não dá para acreditar em um País onde as notícias sobre corrupção aparecem todos os dias nos jornais. Isso sem falar na péssima situação da saúde pública, do transporte, da falta de emprego. É tanta coisa ruim e mal-organizada que fica difícil acreditar no Brasil.” – Maria Santos de Camargo, diarista.
Deixe um comentário