Você acredita no Brasil?

“Eu acredito. Acho que o Brasil tem um potencial extraordinário, em todos os aspectos – tangíveis, do ponto de vista da nossa grande riqueza natural, e não tangíveis, considerando a habilidade única dos brasileiros em função de sua miscigenação… O ponto mais alto dessa mistura de raças, entre índios, europeus, negros, orientais, é a mulher brasileira, que é a mais bonita do mundo. Não existe em outro lugar mulheres como as brasileiras, que são ser sensuais e doces ao mesmo tempo. Acho que o Brasil mudou muito nas últimas décadas, desde o fim da ditadura, e mudou, com certeza, para melhor. É um País que está evoluindo em várias frentes… Houve um aumento do poder aquisitivo da população, uma melhora na distribuição de renda e um amadurecimento do processo democrático. Nas próximas eleições para presidente não teremos nenhum candidato de direita. Isso é fantástico! No entanto, acho que, daqui para frente, o Brasil precisará dar um grande passo na área da educação. É preciso que haja investimentos pesados nesse setor. Não se trata apenas de investir em alfabetização. É preciso preparar as pessoas para o século XXI, preparar a população para esse mundo novo, da internet, da velocidade das informações. Mas sou um grande otimista em relação ao potencial de crescimento do Brasil, sempre fui.”
Cacá Rosset, ator e diretor teatral, São Paulo (SP)

“Acredito, acredito muito! Porém, a maior dificuldade, o maior desafio, é vencer a enorme contradição que é viver em um País tão rico em recursos naturais e humano e, ao mesmo tempo, historicamente tão injusto com a maioria da população. Temos terra, água e sol em abundância. Somos o maior produtor de alimentos do mundo, ricos em minério e, agora, com as descobertas no pré-sal, seremos o quarto ou quinto dos maiores produtores mundiais de petróleo. Temos ainda os biocombustíveis… O nosso povo é trabalhador e criativo, trabalha duro, por 44 horas semanais, enquanto nos países europeus essa carga horária não passa de 35 horas. Temos, então, a possibilidade de construir um belo País, um País mais igualitário, um País com uma educação de qualidade, com um sistema eficiente de saúde e de segurança, ou seja, um País que ofereça uma vida mais digna para toda a população. As soluções para os problemas estruturais do Brasil passam pelas decisões políticas, por ações que permitem maior distribuição de renda, mobilidade social, e que acabem de uma vez por todas com esse modelo secular em que uma pequena minoria, uma pequena elite, privatizou o Estado e sempre se apropriou dos imensos recursos gerados por todos. E, claro, tudo isso precisa ser feito no terreno da legítima luta política, nos marcos da democracia que, no entanto, precisa se aprofundar para além das garantias jurídicas do estado de direito.”
Wagner Nabuco, diretor geral da revista Caros Amigos, São Paulo (SP)

“Acredito. Mas não porque sou brasileira “E não desisto nunca”, pelo contrário, sei a hora de parar, e não é agora. Dica: não somos massa de manobra, mas de modelar!”
Juliana Souza de Oliveira, jornalista, Petrópolis (RJ)

“Eu acredito no Brasil! Aqui estão todas as raças, todas as culturas. Todos os bons e apenas alguns maus que, infelizmente, se destacam mais. O Brasil tem amor, tem brilho nos olhos e mil maneiras de sempre dar a volta por cima!”
Cristiane A.S. Araujo, dona de casa, Cataguases (MG)


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.