Você tem medo do quê?

A videoinstalação Você tem medo do que? da artista Claudia Jaguaribe, em exposição no Instituto Cervantes, faz um retrato do atual estado da sociedade.
[nggallery id=13922]

A primeira etapa do projeto aconteceu entre março e novembro de 2005, quando a pergunta “Você tem medo de quê” foi lançada na internet em uma página com a colaboração do UOL e gerou 2.812 relatos sobre medos de diversas naturezas: – de enchentes, de ser discriminado, de ser deletado como um email, de filhos, de elevador, de dormir sozinho em quartos que ficam no fim do corredor de qualquer hotel do mundo.

O material recolhido no site constitui um mostruário das inseguranças de todo o país. Foi trabalhado em colaboração com Beatriz Bracher e ao ser editado em 33 textos pela escritora passou da condição de documento à literatura.

A videoinstalação atual é a construção de um só corpo, monstruoso, que contém potencialmente alguns dos mais poderosos medos da humanidade. Projetados em cinco telas, os vídeos são uma extensão dos relatos recriados e reinventados em pequenas narrativas. Cada vídeo tem um tratamento próprio, como se tivesse sido feito por um autor diferente, com uma variedade muito grande de recursos: apropriações de conteúdos jornalísticos, imagens do arquivo pessoal da fotógrafa, animações gráficas, imagens abstratas, situações encenadas, ficções construídas a partir de registros documentais.

Além disso, uma tela com uma câmera permitirá ao visitante deixar sua própria resposta à pergunta. Você tem medo do que?.

Segundo Paula Alzugaray, “em nenhum momento há um anseio arquivista de sistematização dos resultados da pesquisa. Não são definidas as tipologias do medo. O que há é uma livre-apropriação desses conteúdos, guardando o caráter múltiplo da pesquisa e preservando o aspecto de “obra aberta” à participação pública, que define a primeira parte do trabalho. Como uma atualização dos antigos álbuns de gravuras, que em outros tempos refletiram sobre a condição humana diante das mazelas sociais ou da violência da guerra, esta videoinstalação é uma coleção de estampas sobre o medo. Mesmo lançando mão da ficção e da invenção – já que o medo é, segundo Claudia Jaguaribe, `ao mesmo tempo, realidade e criação ´ – existe aqui o claro propósito de trabalhar com a realidade”.

SERVIÇO:
Exposição
Você tem medo do quê?
Claudia Jaguaribe
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes
Dia 01/09 – quinta-feira – Abertura para convidados, às 19h30
De 02/09 a 14/10/2011
Faixa etária: Livre
Endereço: Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609
Gratuito
Horário de Funcionamento do Instituto Cervantes:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Sábados, das 9h às 15h


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.