Foto Reprodução
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Carlos Ayres Britto fará nesta quinta-feira, dia 30, seu voto sobre o julgamento dos cinco primeiro réus do chamado esquema do “mensalão”.
Na sessão, que começará às 14h, Ayres Britto encerrará a primeira etapa do julgamento, responsável pela analise das acusações contra supostos envolvidos em esquemas de desvios de dinheiro do Banco do Brasil (BB) e da Câmara.
Nesta quinta-feira, Britto dará seu parecer sobre o caso dos réus Henrique Pizzolato (ex-diretor de marketing do BB), João Paulo Cunha (deputado federal) , Marcos Valério (empresário) e seus ex-sócios, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz.
Nesta quarta-feira, dia 29, Cunha foi condenado por corrupção passiva e peculato. Oito dos onze ministros consideraram o réu culpado da acusação de ter recebido R$ 50 mil de Marcos Valério quando comandava a Câmara de deputados.
Valério, Ramon Hollberbach e Cristiano Paz também já foram condenados pelos votos dos dez ministros que já realizaram seus votos por corrupção ativa e peculato. Pizzolato, por sua vez, também já está condenado pelas mesmas acusações, com a adição do crime de lavagem de dinheiro.
A segunda fase do julgamento do mensalão analisar os casos de ex-dirigentes do Banco Rural, que são acusados de emprestar dinheiro ao PT e às agências do empreso Marcos Valério e de seus ex-sócios. Nesta quarta-feira, o ministro Cezar Peluso também deu seu último voto como ministro do STF antes de anunciar sua aposentadoria. Agora, o julgamento segue com a participação de somente dez ministros.
Deixe um comentário