Uma das maiores lendas sobre a origem da Apple é que os primeiros funcionários se espremeram na garagem da casa dos pais de Steve Jobs, trabalhando incansavelmente por horas para criar o que seria o Apple I. Na verdade, chamar essa história de “lenda” é errado uma vez que ela é considerada 100% verdadeira.
Ou pelo menos é o que pensávamos.
Durante uma entrevista recente para a Bloomberg, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, jogou um pouco de água gelada na tão falada história do início da empresa.
“A garagem é meio que um mito. Não fizemos designs lá, nem protótipos, nem planejamento de produtos. Não fabricamos nada lá. A garagem não teve muito propósito, com a exceção que era algo nos sentirmos em casa. Não tínhamos dinheiro. Você tem de trabalhar em casa quando não tem dinheiro.”
Caso seja isso, então onde a Apple fazia seu trabalho? Bom, segundo Woz, muito desse trabalho foi feito durante sua época na Hewlett Packard (HP).
“O trabalho estava sendo feito – soldar os componentes, colocar os chips juntos, desenvolvê-los, desenhar nas mesas de rascunhos – no meu cubículo na HP, em Cupertino. Essa foi uma época incrível. Me permitiu fazer vários projetos paralelos, e foram cinco anos até o verão de 1975, quando construí o primeiro computador da Apple. No verão seguinte, criei o Apple II.”
É difícil saber o que fez Woz recontar a história. Não apenas a garagem de Jobs foi imortalizada no folclore de tecnologia, como foi mostrada em filmes e até virou um destino turístico para os fãs da Apple. E agora Woz, entre todas as pessoas, está dizendo que é um mito? Caso esse seja o caso, por que ele decidiu revelar isso somente agora?
Bom, tudo pode ser uma questão de semântica. Woz parece estar destacando que nenhum dos desenvolvimentos integrais dos computadores da Apple foi feito na garagem. No entanto, ele diz que uma vez que os designs estavam prontos e eram “produtos finalizados”, eles eram levados para a garagem, onde os funcionários da Apple “os fariam funcionar”.
* Macworld é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário