Na sexta-feira (2), o Brasil deu mais uma mostra de sua força, tanto no mundo real quanto no virtual. Após o anúncio do Rio de Janeiro como a sede das Olimpíadas de 2016, o presidente Lula, emocionado, repetiu por muitas vezes o que cansou de dizer durante toda a campanha para trazer os Jogos ao País, pela primeira vez na história do Brasil e da América do Sul: “Sim, nós podemos”, frase que ficou imortalizada em inglês (Yes, we can) na campanha que levou Barack Obama à presidência dos EUA.
[nggallery id=14550]
No Brasil, a festa foi imensa e o Rio de Janeiro teve as praias invadidas por uma orgulhosa multidão. No microblog Twitter, a festa não foi menor. O site foi infestado por homenagens e menções à vitória brasileira e, sete minutos após o anúncio, uma bem humorada brincadeira começou a ser rapidamente espalhada pelo microblog: “Yes, we créu”.
Na tarde de sexta-feira, a tag “Yes, we créu” ficou por muito tempo na liderança do Trending Topics do Twitter, ou seja, foi o assunto mais procurado e comentado durante o período no site. No dia 29 de julho, nos 15 anos da morte de Mussum, o tópico #mussumday chegou a figurar na segunda colocação dos assuntos mais abordados no microblog.
Já a brincadeira do “créu”, rendeu e logo foi mal interpretada por alguns “gringos”, que não entenderam o significado da frase. O mundo inteiro foi querer saber o que era esse tal de “créu”, primeiro lugar nos mais procurados do Twitter.
Com a interpretação ao pé da letra, muitos pensaram que se tratava de algo ofensivo ao presidente Barack Obama ou contra o povo americano. Na verdade, o sentido é enaltecer o povo brasileiro, e não depreciar Obama ou os americanos.
O assunto migrou então para a maior enciclopédia do mundo, a Wikipedia. O verbete “Créu” foi criado em inglês para que os estrangeiros pudessem entender a piada do Twitter. Na página, o “créu” é descrito como algo vulgar e sexual, que ganhou notoriedade com o funk nos morros cariocas. No meio da página, com o intertítulo “Yes, We Créu”, um texto com dois parágrafos explica a expressão e a repercussão gerada no Twitter. Segundo a enciclopédia virtual, o tópico foi criado pela twitteira @Sovietska e ganhou notoriedade ao ser retwittado por Marcelo Tas, um dos perfis mais seguidos do Brasil.
Na sexta-feira, a vitória brasileira foi dupla. O país foi escolhido como sede para os Jogos Olímpicos e protagonista no microblog twitter, que, aliás, irá lançar versão em português no início de 2010. A frase que se espalhou pelo mundo, na verdade, queria expressar aquele famoso desabafo que lemos nos lábios dos jogadores de futebol quando marcam um belo gol, algo como: “eu sou extremamente bom”.
Expressões à parte, medalha de ouro para o Brasil, um dos países com maior número de usuários no twitter, que já tem três perfis com mais de 1 milhão de usuários e que, na última sexta, mostrou sua força esportiva, política e virtual.
Em tempo: Aproveitando a imensa participação brasileira no Twitter, um internauta anônimo já criou um perfil no microblog para fiscalizar o desenvolvimento e os gastos durante a campanha olímpica. O “fiscalizaRJ2016” quer acompanhar tudo de perto, divulgar valores e promessas feitas pelos governos, Comitê Olímpico Brasileiro e todos os envolvidos na Olimpíada no Rio. O perfil conta com quase dois mil seguidores.
Deixe um comentário