A zona do euro apresentou uma forte redução do seu setor industrial no mês de maio. De acordo instituto Markit, o Índice de Gerentes de Compra (PMI, em inglês) recuou de 45,9 em abril para 45,1 em maio, registrando o menor número desde junho de 2009. A pesquisa mostra que as maiores economias do bloco, como Alemanha e França, também foram afetadas.
O indicador mede o resultado do setor; quando há crescimento, o número fica acima de 50 e números abaixo significam contração. De acordo com o Markit, o índice tem ficado abaixo da marca de 50 há 10 meses. O índice de produção também apresentou recuo de 46,1 em abril para 44,6 em maio, também o menor desde junho de 2009.
“Os dados sugerem que o setor está contraindo a uma taxa trimestral de cerca de 1%, sugerindo que a indústria será um importante peso sobre o crescimento econômico no segundo trimestre”, disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson. “Todos os quatro maiores países da zona do euro estão agora reportando contrações agudas em seus setores industriais”, disse.
Deixe um comentário