Começa vacinação para conter surto de gripe H1N1 na região de Rio Preto (SP)

Teve início na terça-feira (23) uma campanha de vacinação extraordinária contra a gripe H1N1, também conhecida como gripe suína, em 67 municípios da região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A ação vai até o dia 8 de abril e pretende alcançar 80% do público alvo, o que corresponde a 323,7 mil pessoas. O motivo da campanha atual, que alcançará 67 cidades, é que a região visada concentra o maior número de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) notificados no Estado de São Paulo e relacionados ao vírus H1N1. 

Governo pretende vacinar mais de 320 mil pessoas na região de Rio Preto. Foto: Ingimage

Até 14 de março deste ano, houve 191 casos de SRAG no Estado atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 157 estão relacionados ao vírus da gripe suína, o H1N1. Ocorre que 82 desses casos são da região epidemiológica de Rio Preto. Além disso, dez dos 23 óbitos registrados por H1N1 também aconteceram na região de Rio Preto. 

 “Somente essa região vai receber esta dose extra de vacinação pelo fato de concentrar a maioria dos casos do Estado”, explica Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A imunização é direcionada para o mesmo grupo de risco das campanhas anteriores: idosos, gestantes, profissionais da saúde, puérperas, crianças de seis meses a quatro anos de idade e pessoas com doenças crônicas. 

Vacinação em 67 municípios será feita com imunizante de 2015. Foto: Osnei Réstio/Fotos Públicas
Vacinação em 67 municípios será feita com imunizante de 2015. Foto: Osnei Réstio/Fotos Públicas

 

Os sintomas da gripe suína nos seres humanos são similares aos sintomas da influenza humana comum, e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados.
Em sua forma mais grave, o H1N1 está também associado à 
pneumonia e falência respiratória. A exemplo da influenza sazonal, a gripe suína pode causar uma piora de doenças crônicas já existentes.

Composição diferente

A vacina que foi dada durante a campanha de 2015 é composta pelos vírus A/California (H1N1); A/South Australia (H3N2) e B (Puket). Já a vacina que será dada em 2016 na campanha que começa em abril e que servirá para proteger a população dos vírus que prevaleceram no inverno do hemisfério Norte imuniza é produzida com os seguintes microorganismos: A/California (H1N1); A/Hong Kong (H3N2) eB/Brisbane.

A fórmula das vacinas muda em decorrência dos vírus que prevalecem a cada ano. “É importante destacar que quem tomar a vacina agora, não estará desobrigado de também tomar a vacina durante a campanha nacional, que terá início em 30 de abril”, diz Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Municípios onde haverá vacinação na região de São José do Rio Preto:

 Adolfo, Álvares Florence, Américo de Campos, Ariranha, Bady Bassit, Bálsamo, Cardoso, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Elisiário, Embaúba, Fernando Prestes, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Magda, Marapoama, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nipã, Nova Aliança, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Palmares Paulista, Paraíso, Parisi, Paulo de Faria, Pindorama, Pirangi, Planalto, Polini, Pontes Gestal, Potirendaba, Riolândia, Sales, Santa Adélia, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Tabapuã, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês, Valentim Gentil, Votuporanga, Zacarias.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.