Após ter sido obrigada a passar toda a sua carteira de clientes para outras operadoras por problemas financeiros, a Unimed Paulistana terá que dar retorno no prazo máximo de 7 dias aos beneficiários que buscarem os canais de informação e reclamação da empresa.
A medida é resultado de acordo firmado entre Unimed e Procon na sexta-feira (4) depois da recusa das operadoras de atender os clientes da empresa após a transferência. Muitos tiveram procedimentos e consultas cancelados.
O termo determina também que o reagendamento dos serviços médicos ocorra em data próxima e que a operadora amplie sua capacidade de atendimento e orientação ao consumidor.
A associada Stella Lima, 81 anos (tem um plano Unimed Integral), foi uma das prejudicadas pelos cancelamentos. Ela foi ao Laboratório CDB, na Avenida Brasil, para se submeter a 16 coletas de sangue. Por ordens médicas, Stella costuma fazer exames de rotina para controle da saúde, pois é cardíaca e obesa.
Ao chegar ao laboratório, ela foi informada pela atendente que só poderia fazer os procedimentos mediante o pagamento de uma taxa de R$ 430 especial para clientes da Unimed. Indignada, a idosa se recusou a fazer os exames.
“Sempre fui ao CDB pela Unimed Paulistana e confiava no laboratório. Mas a recusa em me atender em meio a esse problema da operadora e a cobrança de uma taxa dita especial me decepcionaram muito”, disse Stella à Saúde!Brasileiros.
Entenda a história
O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora. É a chamada alienação compulsória. Segundo a agência, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira delicada.
Somente quinta (3), o órgão estadual de defesa do consumidor recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.
Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vem adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.
Em comunicado, a Unimed orientou os clientes que tiveram atendimento negado pela rede de credenciados a entrarem em contato com a Central de Atendimento pelo número (11) 3113-0800 ou 0800 9402345 para que sejam encaminhados a outro local de atendimento.
A empresa disse ainda que além da rede credenciada oferece atendimento em sua rede própria, que possui 2 hospitais, 5 centros de pronto atendimento e 2.300 cooperados.
A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).
Na tarde de ontem, o taxista Cláudio Natal Altobello, de São Paulo, procurava saber se deveria ou não pagar o próximo boleto da Unimed, com vencimento em 21 de setembro. Segundo a ANS, todos os beneficiários devem manter a mensalidade em dia para garantir sua migração para novas operadoras e ter direito ao atendimento.
Os seus direitos e as obrigações da Unimed Paulistana
- A Unimed Paulistana tem 28 dias para transferir os seus 740.000 associados para outros planos que ofereçam o mesmo padrão de atendimento prometido pela operadora.
- Conforme a ANS, os clientes Unimed Paulistana migrarão para outros planos sem cumprir nenhuma carência para usufruir dos serviços garantidos por seu plano.
- Se caso a Unimed não completar a transição no período determinado, a agência fará uma oferta pública para buscar operadoras interessadas.
Onde obter mais informações
Por telefone: Disque ANS (0800 701 9656)
Pela internet: www.ans.gov.br
Ao vivo: no núcleo da ANS em São Paulo, na Bela Cintra, 986, 9º andar, Jardim Paulista.
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