Serviços recusam clientes da Unimed Paulistana. Operadora fecha acordo com Procon

Clientes de todo o estado serão transferidos para outras operadoras. Foto: Unimed Mogi das Cruzes (SP)
Clientes de todo o estado serão transferidos para outras operadoras. Foto: Unimed Mogi das Cruzes (SP)

Após ter sido obrigada a passar toda a sua carteira de clientes para outras operadoras por problemas financeiros, a  Unimed Paulistana terá que dar retorno no prazo máximo de 7 dias aos beneficiários que buscarem os canais de informação e reclamação da empresa.

A medida é resultado de acordo firmado entre Unimed e Procon na sexta-feira (4) depois da recusa das operadoras de atender os clientes da empresa após a transferência. Muitos tiveram procedimentos e consultas cancelados.  

O termo determina também que o reagendamento dos serviços médicos ocorra em data próxima e que a operadora amplie sua capacidade de atendimento e orientação ao consumidor. 

A associada Stella Lima, 81 anos (tem um plano Unimed Integral), foi uma das prejudicadas pelos cancelamentos. Ela foi ao Laboratório CDB, na Avenida Brasil, para se submeter a 16 coletas de sangue. Por ordens médicas, Stella costuma fazer exames de rotina para controle da saúde, pois é cardíaca e obesa.

Ao chegar ao laboratório, ela foi informada pela atendente que só poderia fazer os procedimentos mediante o pagamento de uma taxa de R$ 430 especial para clientes da Unimed. Indignada, a idosa se recusou a fazer os exames.

“Sempre fui ao CDB pela Unimed Paulistana e confiava no laboratório. Mas a recusa em me atender em meio a esse problema da operadora e a cobrança de uma taxa dita especial me decepcionaram muito”, disse Stella à Saúde!Brasileiros. 


Entenda a história 

O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora. É a chamada alienação compulsória. Segundo a agência, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira delicada.  

Somente quinta (3), o órgão estadual de defesa do consumidor recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.

Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vem adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.  

Em comunicado, a Unimed orientou os clientes que tiveram atendimento negado pela rede de credenciados a entrarem em contato com a Central de Atendimento pelo número (11) 3113-0800 ou 0800 9402345 para que sejam encaminhados a outro local de atendimento.

A empresa disse ainda que além da rede credenciada oferece atendimento em sua rede própria, que possui 2 hospitais, 5 centros de pronto atendimento e 2.300 cooperados. 

A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).

Na tarde de ontem, o taxista Cláudio Natal Altobello, de São Paulo, procurava saber se deveria ou não pagar o próximo boleto da Unimed, com vencimento em 21 de setembro. Segundo a ANS, todos os beneficiários devem manter a mensalidade em dia para garantir sua migração para novas operadoras e ter direito ao atendimento.  


Os seus direitos e as obrigações da Unimed Paulistana

  • A Unimed Paulistana tem 28 dias para transferir os seus 740.000 associados para outros planos que ofereçam o mesmo padrão de atendimento prometido pela operadora.  
  • Conforme a ANS, os clientes Unimed Paulistana migrarão para outros planos sem cumprir nenhuma carência para usufruir dos serviços garantidos por seu plano.
  • Se caso a Unimed não completar a transição no período determinado, a agência fará uma oferta pública para buscar operadoras interessadas.


Onde obter mais informações

Por telefone: Disque ANS (0800 701 9656)
Pela internet: www.ans.gov.br
Ao vivo: no núcleo da ANS em São Paulo, na Bela Cintra, 986, 9º andar, Jardim Paulista.


Comentários

6 respostas para “Serviços recusam clientes da Unimed Paulistana. Operadora fecha acordo com Procon”

  1. Avatar de Neilma castro
    Neilma castro

    Boa tarde estou revoltada pois estou 10 horas com minha filha no particular com rota vírus chegou aqui desmaiada e até agora não tem vaga na unidade nos hospitais da unimed demanda grande e mandou esperar enquanto espero minha conta só almenta alguém mim ajuda por favor minha filha precisa ser removida do hospital que estou no são Luis.

  2. Avatar de Gilberto dos santos ramalho
    Gilberto dos santos ramalho

    Meu nome é Gilberto, tenho um convenio Unimed Paulistana empresarial com 3 dependentes, meu filho passou mal, e eu levei ele no hospital da criança no jabaquara, onde ele sempre foi atendido, só que desta vez, me informaram que nao atendiam mais pela Unimed Paulistana. Como ele estava muito mal, acabei pagando particular para meu filho receber atendimento. Pergunto: Consigo receber o reembolso desse valor? se sim, qual o procedimento?

    1. Caro Gilberto

      A redação do Saúde!Brasileiros procurou o Idec, o Procon e a Unimed Paulistana para esclarecer sua dúvida. Seguem as respostas:

      A Unimed Paulistana diz que não há reembolso por se tratar de atendimento de urgência. Nesse tipo de atendimento, ressalta a empresa, os hospitais são obrigados a prestar atendimento.

      A operadora salienta que o cliente deve procurar a central pelo telefone 3113-0800 nesses casos e aguardar encaminhamento para laboratórios e hospitais que estão realizando procedimentos pela Unimed.

      Ja o Procon-SP informa que o beneficiário deve procurar primeiro a Unimed Paulistana e solicitar o reeembolso pela ouvidoria da empresa (telefone 3113-0900). Se não houver acordo, informa a entidade, o cliente deve procurar o poder judiciário.

      O IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) diz que só presta assessoria para associados mas informa que a Unimed deve garantir o atendimento até que o processo de transferência seja concluído e que, por isso, o leitor deve procurar a empresa.

  3. Avatar de Erica Silva
    Erica Silva

    Mônica,

    Fiz uma reclamação sim na Unimed onde a msm informa que o Hospital está errado em negar o atendimento e registrei tb na ans.
    Agora falta o procon
    Obrigado!

  4. Avatar de Erica Silva
    Erica Silva

    Tenho ou melhor “tinha” uma CIRURGIA agendada desde o final de julho/15 no Hospital e Maternidade SANTA JOANA em SP. Nesta sexta feira 04.09 recebi uma ligação do hospital dizendo que a minha CIRURGIA está sendo cancelada pois houve quebra de contrato e se eu quiser fazer a cirurgia teria que me dispor ao pagamento PARTICULAR dentre todos os gastos.
    Me sinto completamente lesada pois estou fazendo um tratamento específico com 02 tipos antibióticos, os quais gastei em torno R$ 200 para o preparo antes da cirurgia.
    Tentei manter contato com o Hospital novamente, mas o mesmo nega claramente o atendimento dizendo que já estava descredenciado desde 31.08.

    Me sinto prejudicada!

    1. Avatar de Monica Tarantino
      Monica Tarantino

      Érica, não deixe de registrar sua reclamação junto à Unimed e ao Procon. Sugiro também buscar um advogado para verificar a possibilidade de entrar com ação obrigando a cirurgia.

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