ANS, agência reguladora dos planos de saúde, lança aplicativo para conferir direitos

No início da semana, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula a saúde suplementar no País, lançou um aplicativo para smartphones e tablets que permite pesquisar as coberturas obrigatórias conforme o plano e saber, por exemplo, se a empresa está ativa e o total de beneficiários. A intenção é melhorar o acesso aos dados da ANS. Na prática, o aplicativo pode ser uma grande ajuda  por exemplo, para quem deseja agendar exames clínicos e o laboratório insiste em dizer que não há cobertura. 

O programa pode ser baixado pelo Google Play Store e está disponível para smartphones e tablets com sistema Android. A ANS não tem previsão de lançamento da versão iOS (Apple). De todo mdo, os mesmos dados podem ser consultados no site da agência www.ans.gov.br (item planos e operadoras>espaço do consumidor).

O novo aplicativo para fiscalizar planos. Foto: ANS/Divulgação
O novo aplicativo para fiscalizar planos. Foto: ANS/Divulgação

Como pesquisar

Na segunda tela do aplicativo, há uma área chamada “Consultar operadoras”. Se clicar nela e adicionar o nome do plano ou o número da carteirinha, o usuário pode conferior informações como o CNPJ e porte da empresa, se o plano de saúde está ativo no mercado e a quantidade de beneficiários.

Para saber sobre os reajustes, basta clicar a opção “Consultar reajustes”, no início na tela inicial.

Um ícone na tela dá acesso aos contatos de atendimento, como o Disque ANS – 0800 701 9656. Se sobrar alguma dúvida no final da consulta, o usuário pode acessar, por um link, a Central de Atendimento no site da ANS e cadastrar um pedido de informação ou registrar reclamação.

Atualização comprometida

O advogado Rodrigo Araújo, especialista em Direito de Saúde e sócio de ACJ Advogados Associados, apontou três falhas importantes no novo aplicativo:

1) Constam informações da Unimed Paulistana como uma empresa ativa e com mais de 600 mil beneficiários. A empresa quebrou e seus usuários se encontram em processo de migração para outros planos.“Portanto, pelo aplicativo da ANS, o consumidor ainda pode comprar planos de saúde da Unimed Paulistana, o que demonstra que o aplicativo já foi lançado com informações desatualizadas”, diz Araújo.

2) Na sessão que possibilita a busca por procedimentos do rol de cobertura obrigatória, o paciente precisa saber o nome técnico do procedimento. “A maioria dos pacientes não tem conhecimento dessa informação”, afirma o advogado.

3) Na  área de consulta sobre os índices de reajustes,  a  informação também é deficitária. “São informados os índices de reajustes de contratos individuais, que praticamente não existem mais nas grandes capitais”, aponta o especialista.  “É fundamental que a ANS divulgue os índices de reajustes dos planos coletivos (empresariais e por adesão), nos planos de saúde no País”, diz o advogado. Afinal, essa população representa mais de 80% dos usuários particulares.


Comentários

Uma resposta para “ANS, agência reguladora dos planos de saúde, lança aplicativo para conferir direitos”

  1. Brasil para inglês ver, que só se engana a si mesmo.
    Provocando consequências funestas para o povo.
    Que paizinho de merda é esse “brasilzinho”! É inacreditável que com tantas facilidades isso seja assim. Acabando por não ter nada de bom para se orgulhar! Exceto pela natureza, clima agradável, calmo e tranquilo com suas florestas exuberantes seus mananciais abundantes.
    É, mas isso sem uma boa administração não vale nada, é como um jardim mau cuidado e uma casa abandonada e emporcalhada.
    Infelizmente por influência de tudo de ruim que possa alimenta o caráter do ser humano aqui se impregnou com facilidade, se espalhando entre todos como epidemia, contaminando todos os níveis do convívio social, desde os mais humildes até os mais jactanciosos de poder, estes por sinal com muita hipocrisia e crueldade interpretando os fatos as suas necessidades pessoais.
    O povo alienado ao sistema, uns por ganancia e outros por pura estupides, na sua maioria extremamente medíocres e ignorantes, sem a mínima percepção dos acontecimentos ao seu redor, sem o mínimo conhecimento das consequências de seus atos que afetam a todos, absorvem com facilidade tudo que é lhe imposto sem o mínimo interesse de sua real conveniência.
    Não existe desculpa para isso, o que existe é um grande pouco caso daqueles que poderiam ajudar, “os escolhidos para governar e seus protagonistas”, educando e conduzindo o povo com igualdade e respeito, como um bom pai de família o deveria fazer para seus filhos.
    Mas ao contrário a um modelo de democracia correto, aqui isso não satisfaz os donos do poder e líderes governistas.
    Procuram estudar meticulosamente uma forma de extrair o máximo do povo, cria-se articuladores abomináveis, que alimentam os irresponsáveis maquiavélicos, tendo como tema principal, “Os fins inescrupulosos justificam os meios solucionáveis para liderar o poder eterno”.
    É, não dá para acreditar, o tamanho da ignorância do povo que aceita e vive esta situação alienados ao seu egoísmo estupido e sem graça, fica bem evidenciado que aqui ainda vivemos nos tempos medievais da história da humanidade.
    “Quem pode mais, chora menos, principalmente os subornáveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.