Os casos de dengue no Rio de Janeiro subiram quase 100% em apenas uma semana. De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde durante as quatro semanas epidemiológicas de 2016 (de 1º a 25 de janeiro de 2016), foram notificados 3.954 casos suspeitos de dengue no estado do Rio, sem nenhum óbito. Até a semana passada, tinham sido registrados 2.002 casos da doença, registrando aumento de 97,5% de sete dias para cá.
No mesmo período de 2015, foram registrados 2.584 casos suspeitos de dengue no estado. No ano inteiro de 2015, foram 69.516 casos suspeitos, com 23 óbitos.
O vírus da dengue é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a zika e a chikungunya. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas.
Medidas simples como armazenar lixo em sacos plásticos fechados, manter a caixa d’água vedada e recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas são algumas ações de eliminação do vírus transmissor da doença.
Outro cuidado é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma atacar as vítimas.
Deixe um comentário