Pesquisadores do Instituto Internacional de Estudos sobre Obesidade Infantil (Iscole, na sigla em inglês) fizeram uma série de 16 artigos, publicados no International Journal of Obesity Supplements, em que destacam as melhores estratégias para fazer com que crianças adotem um estilo de vida mais saudável desde cedo.
A Iscole é uma organização que reúne pesquisadores em todo o mundo. São mais de 12 países participantes. Uma das primeiras estratégias e associações exploradas pelo grupo para melhorar a saúde infantil é a relação entre padrões de sono e obesidade nessas regiões.
Os resultados revelam que dormir pouco, ter um sono de má qualidade ou dormir muito tarde contribuem para o desenvolvimento de hábitos de vida pouco saudáveis em crianças. No entanto, essas relações eram mais fortes nos países mais ricos, sugerindo que as intervenções destinadas a melhorar comportamentos e saúde das crianças devem ser olhadas com mais atenção e adaptadas culturalmente.
“É possível que essa diferença seja explicada, de certa forma, porque as crianças em países ricos têm dias mais regulamentados e rigorosos e, nas regiões com menor renda, há mais flexibilidade de horários”, diz Jean-Philippe Chaput, co-investigador da Iscole.
“Independente do horário e do país, no entanto, o sono não deve ser negligenciado pelos pais ou profissionais de saúde. Deve ser parte do pacote de estilo de vida saudável que tradicionalmente tem se concentrado em dieta e exercício.”
Andar ou ir de bicicleta à escola
Outro achado importante do grupo é que crianças tendem a ser mais saudáveis se elas atuam de modo ativo na maneira com que chegam até a escola. Ou seja, se vão a pé ou de bicicleta, por exemplo. Esses jovens têm menos probabilidade de serem obesos ou acima do peso e, de modo geral, são fisicamente mais ativos.
O índice de crianças ativas também variou muito de acordo com o país. Na média, em torno de 42.1% das crianças estão engajadas no modo como se transportam até a escola. Na Índia, contudo, esse índice foi de 5.2%, enquanto na Finlândia foi de 79.4%.
Deixe um comentário