As células do câncer se proliferam pela construção de “rotas” feitas por gordura, mostra estudo publicado no dia 26 de dezembro na Nature. Feita por um grupo multidisciplinar de vários países, a pesquisa demonstrou que as estradas do câncer são feitas de vasos linfáticos que, por sua vez, usam o ácido graxo como matéria-prima.
A metástase ocorre quando o câncer se espalha do local em que originalmente nasceu para outro ponto do corpo. Ela se dá por meio da disseminação das células tumorais para outros órgãos. Seu surgimento indica o agravamento da doença e pode levar a complicações que ameaçam a vida.
Os vasos linfáticos, um tipo especializado de “navio” do nosso organismo que transporta fluido em vez de sangue, são a principal via de disseminação de células cancerígenas. No entanto, apesar de cumprir esse papel crucial na doença, a formação de novos vasos linfáticos é ainda um processo mal compreendido.
O estudo da Nature começou com uma observação: os vasos linfáticos usam mais gordura (ácidos graxos) do que os vasos sanguíneos. Essa é a primeira descrição da utilização dos nutrientes para a formação dos vasos.
O próximo passo da pesquisa foi entender porque os vasos são tão dependentes de gordura. Segundo os autores, vasos linfáticos são originados a partir dos vasos sanguíneos durante o desenvolvimento embrionário. Nessa transformação, também adquirem o gosto pela gordura e a própria modificação (do sanguíneo para linfático) depende do ácido graxo.
A gordura é utilizada para mudar códigos genéticos dos vasos sanguíneos que, com isso, viram vasos linfáticos. Os cientistas demonstraram isso porque conseguiram restaurar o crescimento e a função de vasos linfáticos inativos com gordura.
Agora, pesquisadores querem testar drogas capazes de impedir a utilização de gordura no câncer. O objetivo é também evitar a formação de rotas de metástase. Um outro ponto é a nutrição. Cientistas irão testar uma hipótese: querem saber se dieta e suplementos que induzem a cetose são eficientes para impedir a formação dessas estradas.
A cetose ocorre quando o fígado converte gordura armazenada em ácidos graxos (forma de gordura que fica disponível para a utilização). O fenômeno é utilizado hoje para perder peso e ganhar massa magra numa dieta que ficou conhecida como cetogênica, que prima pela restrição de carboidratos.
Deixe um comentário