Estudo relata o primeiro caso de paciente soropositivo diagnosticado com Alzheimer

Pesquisadores da Universidade de Georgetown relataram o primeiro caso de doença de Alzheimer em um indivíduo HIV positivo. O diagnóstico, realizado em um homem de 71 anos de idade, foi publicado na revista científica Alzheimer’s & Dementia. O anúncio é importante por dois motivos: mostra que portadores já estão chegando à terceira idade, mas também desfaz a hipótese de que esses indivíduos estariam protegidos da demência pelo modo como o vírus HIV, que causa a Aids, se comporta no cérebro.

Os cientistas observaram que o paciente tinha depósito de beta-amiloide no cérebro (um tipo de proteína que confirma o diagnóstico de Alzheimer). Antes, acreditava-se que soropositivos não poderiam desenvolver Alzheimer porque a inflamação relacionada ao HIV no cérebro impedia o depósito da proteína.

“Este paciente contesta o que pensávamos que sabíamos sobre a demência em indivíduos HIV positivos”, disse Scott Turner, autor do estudo e diretor do Programa de Transtornos da Memória na Georgetown University Medical Center.

Alzheimer é diagnosticado pela primeira vez em paciente soropositivo. Foto: Ingimage
Alzheimer é diagnosticado pela primeira vez em paciente soropositivo. Foto: Ingimage

Além disso, de acordo com Turner, a descoberta sugere que alguns pacientes com HIV mais velhos podem estar sendo diagnosticados com transtornos neurocognitivos associados ao vírus  (HAND, na sigla em inglês), quando, na verdade, eles podem estar desenvolvendo o Alzheimer. Ainda segundo Turner, é possível que esses pacientes experimentem um novo tipo de demência mista.

“O diagnóstico correto importa porque os transtornos associados ao HIV e o Alzheimer são tratados de forma diferente”, diz o pesquisador.
“Para a doença de Alzheimer, agora temos quatro medicamentos aprovados pela FDA e tratamentos mais eficazes estão a caminho. Para HAND, são prescritos medicamentos antirretrovirais que têm uma melhor chance de penetrar no cérebro. “

As HAND irão se desenvolver em 30% a 50% dos indivíduos com HIV de longa duração, mas os sintomas são idênticos ao Alzheimer, diz Turner. “A comunidade médica assume que a demência com HIV é causada por HAND. Os médicos não têm considerado a doença de Alzheimer, por isso é possível que um número maior de indivíduos possa ser diagnosticado.”

Leia o estudo:

An individual with human immunodeficiency virus, dementia, and central nervous system amyloid deposition. Disponível em: http://www.dadm.alzdem.com/article/S2352-8729(16)30022-7/abstract


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.