Fosfoetanolamina é segura e poderá ser regulamentada como suplemento, diz ministro

A fosfoetanolamina, droga ao qual foi atribuída efeito antitumoral não inteiramente comprovado, poderá ser legalizada como suplemento pela baixa toxicidade. A informação é do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os primeiros estudos, segundo a pasta, demonstraram que o composto é seguro na quantidade em que é ingerido atualmente –de aproximadamente 1g (cada pílula possui 330 mg e ela tem sido usada informalmente três vezes ao dia).

Segundo o ministro Celso Pansera, do MCTI, a aprovação como suplemento evitaria que famílias recorressem a fontes desconhecidas para ter acesso à droga. A medida, diz o ministro, asseguraria que a fosfoetanolamina ingerida seja a que de fato passou pelos testes do MCTI.

No entanto, caberá à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidir sobre a regulamentação como suplemento. Ainda, para essa aprovação, seria necessário um pedido formal de laboratório público ou privado na agência. Nenhum pedido foi protocolado até o momento, mas a orientação do ministério abre caminho para a iniciativa.

A fostoetanolamina é produzida desde os anos 90. Foto: Cecília Prado/USP
A fostoetanolamina é produzida desde os anos 90. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em audiência no Senado, Pansera disse que a única certeza sobre a fosfoetanolamina é que não faz mal ao corpo humano e, por isso, abre-se a possibilidade da aprovação como suplemento. O ministro afirmou ainda que procurará laboratório ligado ao governo do Estado de São Paulo para verificar se há interesse no pedido da Anvisa.

O uso da fosfoetanolamina sem registro para tumores malignos foi aprovado na Câmara e no Senado e aguarda sanção presidencial. O argumento usado no projeto de lei foi o de que pacientes têm direito à opção e podem assumir os riscos do tratamento. A Anvisa condenou a regulação e disse que a liberação sem o seu aval põe em xeque a credibilidade de todos os medicamentos no País. 


Comentários

3 respostas para “Fosfoetanolamina é segura e poderá ser regulamentada como suplemento, diz ministro”

  1. Avatar de Joao Isidio
    Joao Isidio

    Notícia daqui 1 ano: “Químico Argentino em parceria com médico Paraguaio ganham Prêmio Nobel pela descoberta da cura do câncer. Eles se basearam em um estudo pioneiro feito por um químico brasileiro, da USP, sobre uma substância presente no leite materno (fosfoetanolamina) o qual mostrou ser eficaz, não em matar as células cancerígenas, mas somente em marcá-las, mostrando assim ao sistema imunológico que elas devem morrer. Infelizmente no Brasil a pesquisa não progrediu, apesar de várias cobaias atestarem bons resultados, a imprensa e o meio médico desacreditaram o trabalho porque esperavam que a substância fosse eficaz diretamente nas células cancerígenas. Voltando à Argentina e Paraguai, no início dos testes toda a população, governo e toda a imprensa desses países estavam fervorosos, esperançosos, TODOS os esforços foram juntados para que tudo desse certo nas pesquisas, milhões de voluntários surgiram para servirem de cobaia, mas somente 100 foram escolhidos. Ao final dos testes os resultados apareceram, 100% de eficácia, ficou comprovado que a substância era eficaz no tratamento de pessoas com câncer, e o mais incrível é que não houve efeitos colaterais (e nem poderia, visto que é uma substância presente no nosso próprio corpo e até mesmo no leite materno). Após a notícia do feito histórico, autoridades do mundo inteiro viajaram imediatamente para esses países, juntamente com suas respectivas comissões técnicas, para todos aprenderem como se fabricava a substância. Barack Obama, presidente dos EUA declarou que “O mundo todo deve a Argentina e o Paraguai por este feito histórico”. Hoje a nova esperança é o combate ao vírus da Aids, cientistas chegaram a conclusão que não adianta entupir os doentes com medicamentos que acabam fragilizando o sistema imunológico deles e torna-os dependentes dessas drogas para o resto de suas vidas. Finalmente hoje eles aprenderam que o mais importante é fortalecer o sistema imunológico da pessoa para que ele próprio combata o vírus.”

  2. Avatar de samsunggalaxytab764
    samsunggalaxytab764

    Os ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e a ANVISA já estão percebendo que não terão como dizer que a FOSFO-S não funciona quando os resultados dos testes in vivo saírem.

    Por isso estão nessa estratégia de lançar/admitir a substância (FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA) como suplemento.

    Isso é estratégia de adversário, depois de tudo que já ouvimos e vimos dizerem e, como princípio, devemos ser CONTRA toda e qualquer ESTRATÉGIA do adversário.

    Assim, eles terão que admitir que a FOSFO-s funciona e CURA.

    Essa estratégia é para desviar a atenção: depois que muitos estiverem tomando o SUPLEMENTO a ANVISA pode cortar a autorização do suplemento argumentando que as pessoas estão tomando a substância como MEDICAMENTO e não como SUPLEMENTO, e não teremos muito o que reclamar, porque ela (ANVISA) vai argumentar que está cortando um SUPLEMENTO e não um MEDICAMENTO.

    Aí já muitos estaremos desmobilizados. Serão outros tempos.

    Ademais, como diz Wagner Simones, “como suplemento, os testes tão importantes serão paralizados, pois o governo não irá fazer testes para suplementos. Após 25 anos, temos que passar a limpo a eficácia da Fosfoetanolamina, bem como a dosagem correta e fabricação livre de impurezas. Para asseguramos isso, somente sendo aprovada como medicamento (suplemento não).”

    Não nos deixemos enganar pela pirotecnia !

  3. materia muito boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.