Cientistas descobrem que gotinhas de limão previnem males gastrointestinais

A ciência está oferecendo novos motivos para reavivar a confiança nos poderes medicinais do limão. Quem garante é o German Cancer Research Centre, o maior instituto de investigação biomédica da Alemanha.

De acordo com os pesquisadores, o ácido cítrico,  uma substância contida no limão, pode impedir a infecção pelo norovírus, o principal causador de sintomas como náuseas, vômitos e diarreia. O trabalho foi publicado pela revista científica Virology. 

O norovírus é a causa mais comum dos problemas gastrointestinais. Nos Estados Unidos, a cada ano, o microorganismo motiva algo entre 56 mil e 71 mil internações. Os dados são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC). 

Os surtos da doença ocorrem com maior frequência em escolas, restaurantes, asilos, hospitais, navios de cruzeiro e até mesmo em jantares de família. O vírus é extremamente contagioso e sua transmissão se dá principalmente por mãos e alimentos contaminados. 

“Por isso é importante conhecer um desinfetante seguro e inofensivo contra o norovírus humano”, afirmou Grant Hansman, chefe do grupo de pesquisa em noroviroses do German Cancer Research Center e da Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Conforme os estudos conduzidos pelo cientista e sua equipe, esse desinfetante pode ser o limão. 

Nos testes feitos no instituto, os pesquisadores viram que o ácido cítrico do limão tem o poder de modificar as partículas de certas regiões do vírus assim que entra em contato com elas.  Segundo os pesquisadores, isso impede que o vírus consiga se instalar no corpo humano. 

“Talvez algumas gotas de sumo de limão em alimentos ou superfícies contaminadas possam impedir a transmissão desses vírus”, analisa o pesquisador. Hansman agora pretende investigar se o ácido cítrico pode reduzir os sintomas em pessoas já infectadas com o norovírus.  


Fatos sobre os norovírus 

  • Ele não está relacionada com a gripe, que é uma doença respiratória causada pelo vírus  influenza 
  • O norovírus é muito contagioso. Você pode contrair de uma pessoa congaminada ou no contato com alimentos, água ou superfícies infectadas
  • O vírus provoca sintomas como náuseas, diarreia e vômitos. É a chamada gastrenterite aguda
  • Qualquer um pode ser infectado e ficar doente. Além disso, você pode contrair o norovírus muitas vezes em sua vida 

    Fonte: Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos

  • A melhor maneira de ajudar na prevenção é lavar bem mãos e  alimentos e manter a limpeza. Foto:Ingimage
    A melhor maneira de ajudar na prevenção é lavar bem mãos e alimentos e manter a limpeza. Foto:Ingimage


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.