Laboratório em Cravinhos (SP) produzirá pílula de fosfoetanolamina para testes

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira (5),  que o Laboratório PDT Pharma, de Cravinhos (SP), será o responsável pela sintetização da substância fosfoetanolamina para testes no tratamento do câncer. A substância será analisada no tratamento da doença em até mil voluntários.

Depois de produzido, o medicamento será encapsulado pelo laboratório farmacêutico oficial do governo do estado de São Paulo (Furp) e, em seguida, será iniciada a fase de testes em pacientes. Segundo o governador, haverá investimento de cerca de R$ 5 milhões na pesquisa. O protocolo ainda precisa de aprovação final da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Sistema complexo que envolve o sistema imunológico impede atuação da radioterapia. Foto: Ingimage
Células do sistema imunológico atacam tecido canceroso (em rosa). Foto: Ingimage

O protocolo de pesquisa clínica deve avaliar a segurança e a possível eficácia da substância no tratamento de pacientes com câncer em estágios avançados. O projeto de pesquisa para testar a fosfoetanolamina sintética será realizado pelo Instituto do Câncer (Icesp).

Na primeira fase, o estudo prevê que serão avaliados dez pacientes para determinar a segurança da dose utilizada na comunidade. Se a droga não apresentar efeitos colaterais graves, a pesquisa continua.

Na fase um, está prevista a inclusão de mais 21 pacientes para cada um dos dez grupos (tipos) de tumor: cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto (intestino), colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado. Se observados sinais de atividade da substância nessa fase, o estágio dois começará com mais 20 participantes em cada grupo.

Comprovada a atividade relevante da droga, haverá inclusão de novos pacientes até atingir o máximo de mil pessoas. Conforme o governo, a Universidade de São Paulo (USP) cedeu ao Estado o direito à pesquisa e produção da substância para utilização nos testes. A síntese do elemento químico é estudada há 20 anos pelo pesquisador aposentado Gilberto Chierice.


Comentários

2 respostas para “Laboratório em Cravinhos (SP) produzirá pílula de fosfoetanolamina para testes”

  1. Avatar de princesa marcia inperial do brasil
    princesa marcia inperial do brasil

    libera

  2. Avatar de Welbi Maia Brito
    Welbi Maia Brito

    Atendendo ao apelo de familiares e de milhares de pacientes com câncer o governador Geraldo Alckmin tem se empenhado muito para viabilizar a aprovação da fosfoetanolamina. Com a definição do laboratório os testes chegam à fase final de testes. A ‘pílula do câncer’ é considerada por muitas pessoas uma esperança no tratamento da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.