Homem com suspeita de Ebola está internado em Belo Horizonte, diz Ministério da Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), recebeu nesta terça-feira, 10, às 20h, um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. As informações são do Ministério da Saúde. 

Segundo o ministério, o paciente é um homem, 46, vindo da Guiné (uma das regiões da África Ocidental mais afetadas pela epidemia, junto com os vizinhos Libéria e Serra Leoa). O homem chegou ao Brasil no dia 6 de novembro e começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça no último dia 8. 

Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e teve início a adoção do protocolo nacional estabelecido para casos suspeitos de ebola, que envolveu a comunicação do caso ao Ministério da Saúde. 

Transferência  de suspeito de ebola de Cascavel (PR) para o Rio de Janeiro em outubro de 2014.  Mesmo trajeto será repetido para suspeito em Belo Horizonte nesta quarta (11). Foto: Vanderlei Faria / SECOM Cascavel Pr
Transferência de suspeito de ebola de Cascavel (PR) para o Rio de Janeiro em outubro de 2014. Transferência para o RJ será repetida para paciente em Belo Horizonte nesta quarta (11). Foto: Vanderlei Faria /SECOM Cascavel PR

O paciente deverá ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola, seguindo protocolo de segurança. A transferência será realizada ainda nesta quarta-feira (11), em avião da Força Área Brasileira.

No momento, a UPA Pampulha não está recebendo novos pacientes. O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde do Ministério da Saúde e de Minas Gerais. Todos os pacientes e profissionais da unidade que tiveram contato com ele foram orientados e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.  

O vírus do ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.