Idec pede indenização e garantia de atendimento a usuários da Unimed

Desde que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão do governo que regula o setor privado de saúde, determinou no dia 2 de setembro a venda de todos os clientes da Unimed Paulistana para outras operadoras, são inúmeros os relatos de abusos e da falta de atendimento. 

Por esse motivo,  o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) ingressou na última semana na Justiça contra a Central Nacional da Unimed e a Unimed do Brasil, empresas responsáveis pela comercialização de planos da Unimed Paulistana. 

A entidade pede que ambas sejam responsabilizadas por eventuais quebra dos direitos contratuais do plano, como o atendimento obstétrico, odontológico e a realização de exames.

O Idec também quer que a Unimed seja obrigada a conceder indenização aos clientes que se sentirem lesados pelos cancelamentos. 

Na sexta (4), a reportagem da Saúde!Brasileiros, noticiou caso de idosa usuária da Unimed que reportou ter sido abordada para pagar exames no laboratório CDB por meio de taxa especial.

Leitores também relataram inúmeros cancelamentos de consultas, procedimentos e até de partos marcados pelo plano da Unimed. 

Outras entidades também estão cobrando que a Unimed Paulistana atenda todos os seus clientes e preste os devidos esclarecimentos sobre a transferência.

O Ministério Público investiga irregularidades administrativas e financeiras dentro da empresa e também enviou ofícios com pedidos de esclarecimentos a laboratórios que se recusaram a atender os clientes do plano. 

Também o Procon-SP fez acordo para que a Unimed seja obrigada a prestar todas as informações para seus clientes no prazo máximo de sete dias. 

Grupo Unimed enfrenta grave crise financeira. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Grupo Unimed enfrenta grave crise financeira. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Entenda a história 

O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora.

É a chamada alienação compulsória. Segundo a agência, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira delicada.  

Somente quinta (3), o órgão estadual de defesa do consumidor recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.

Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vem adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.  

Em comunicado, a Unimed orientou os clientes que tiveram atendimento negado pela rede de credenciados a entrarem em contato com a Central de Atendimento pelo número (11) 3113-0800 ou 0800 9402345 para que sejam encaminhados a outro local de atendimento.

A empresa disse ainda que além da rede credenciada oferece atendimento em sua rede própria, que possui 2 hospitais, 5 centros de pronto atendimento e 2.300 cooperados. 

A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).


Onde obter mais informações

Por telefone: Disque ANS (0800 701 9656)
Pela internet: www.ans.gov.br
Ao vivo: no núcleo da ANS em São Paulo, na Bela Cintra, 986, 9º andar, Jardim Paulista.

 


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