Manifestantes protestam contra coordenador da Saúde Mental em São Paulo

Foto: Silvia Sampaio
Foto: Ingrith Andrade

Mais um ato foi organizado para pedir o afastamento do coordenador da Saúde Mental do Ministério da Saúde, Valencius Wurch Duarte Filho, nesta segunda-feira (18), em São Paulo. A manifestação aconteceu na Avenida Paulista e uniu funcionários e usuários de serviços de saúde mental. Protestos têm acontecido por todo o País.

Foto: Silvia Sampaio
Foto: Ingrith Andrade

Valencius é considerado um retrocesso na luta antimanicomial por ter dirigido a Casa de Saúde Dr. Eiras. O local foi fechado em 2012, por intervenção federal, depois de graves denúncias de violações de direitos humanos cometidas contras internos.

Leia mais sobre os protestos aqui: O movimento da Luta Antimanicomial e o retorno das multidões


Comentários

3 respostas para “Manifestantes protestam contra coordenador da Saúde Mental em São Paulo”

  1. Avatar de Jeovah Souza
    Jeovah Souza

    Caro Heitor, faltou você citar qual essa lei que “mudou o nome dos manicômios”.
    Por outro lado, sua argumentação deixa transparecer que você não é propriamente contra os “manicômios” e sim contra procedimentos médicos; será isso?

  2. Os manicômios mudaram de nome (por força de lei), mas continuam existindo e reproduzindo práticas manicomiais. #nenhumpassoatras

  3. Avatar de Jeovah Souza
    Jeovah Souza

    Muito teatro, pouca realidade. A construção de manicômios no Brasil É PROIBIDA POR LEI. Há sim, um medo de perda de cargos (são mais de 4000 cargos de gerência ocupados por psicólogos só nos Caps). Temos, entretanto, necessidade urgente de fazer uma revisão no modelo atual de assistência à saúde mental que, do jeito como está, não vem funcionando a contento em particular nos casos de urgência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.