Neste domingo, bicicletas percorrem SP para chamar atenção sobre a doença Alzheimer

Passeio no domingo para ensinar mais sobre o Alzheimer. Foto: Ingimage
Passeio no domingo para ensinar mais sobre o Alzheimer. Foto: Ingimage

A doença de Alzheimer está entre as grandes preocupações da comunidade médica. Atualmente, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de pessoas vivendo com o problema no Brasil e aproximadamente 45 milhões ao redor do mundo. E a perspectiva é de que essa população cresça muito.  Dados da Alzheimer’s Disease International (ADI) indicam que o número de novos casos da doença entre pessoas acima de 65 anos praticamente dobra a cada duas décadas. 

“Com o tempo, países como Brasil, China, Indonésia e Índia terão cada vez mais idosos, o que potencializará o número de impactados pelo Alzheimer. Por isso, é importante o tratamento logo no início da doença”, diz o neurologista Ivan Okamoto, do Núcleo de Excelência em Memória do Hospital Albert Einstein e do Instituto da Memória da Universidade Federal de São Paulo.O Alzheimer não tem cura, mas há remédios e terapias para amenizar os sintomas. 

Outra questão que inquieta os especialistas é a necessidade de melhorar a detecção precoce. Como não existe ainda um teste definitivo para diagnosticar a doença, os médicos procuram identificar os indícios da doença fazendo um inventário criterioso do histórico da pessoa e da família, testes psicológicos e procuram excluir outras doenças mentais. 

Passeio ciclístico para alertar

Com o objetivo de disseminar informações sobre a doença e estimular a busca de atendimento quando o Alzheimer está nos estágios iniciais da doença, a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) promove, no próximo domingo (27), em São Paulo, a Pedalada pela Memória. 

Saída: 27 de setembro, às 8h30, Alameda Santos, 1123 (Hotel Intercontinental), zona sul. Percurso de 40 quilômetros 
Informações: (11) 3120-5623 ou pelo email saopaulo@abraz.org.br. 
Inscrições:eventioz.com.br/e/pedal-voluntario-de-setembro-eu-nao-esqueco

O percurso terá uma parada na Av. Nações Unidas, na sede de uma empresa farmacêutica patrocinadora do evento, para debater a doença. A ação fecha a campanha do Mês do Alzheimer, que promoveu  150 iniciativas pelo Brasil para discutir a doença e alertar para a importância da detecção precoce. “Essas ações buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a situação da Doença de Alzheimer no País e para os direitos dos doentes”, explica Maria Leitão Bessa, presidente da Abraz. 

Durante o evento, serão arrecadados alimentos não perecíveis para a Casa Comunitária São José, asilo que cuida de pessoas com a Doença de Alzheimer. 

A Abraz está presente nas cinco regiões do país e atende cerca de 4.000 familiares por mês. A entidade está reunindo sugestões para a formulação de um Plano de Demências no Brasil, um documento para orientar a atenção dada aos pacientes e cuidadores em todo o País. 

Conheça mais sobre os sintomas do Alzheimer

Atualmente, os especialistas classificam o avanço da doença em quatro fases:
* Forma inicial – alterações na memória, de personalidade e de habilidades espaciais e visuais;
Forma moderada – dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos; agitação e insônia;
* Forma grave – resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer, deficiência motora progressiva;
* Terminal – restrição ao leito, mutismo, dor à deglutição, infecções intercorrentes.

Fonte: drauziovarella.com.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.