O papel dos antioxidantes no câncer de pulmão

O melhor é parar de fumar, mas a adição de frutas e verduras ricas em carotenoides, além da vitamina C, pode ajudar na prevenção do câncer de pulmão em fumantes.  O estudo publicado na Frontier of Oncology demonstrou que o efeito protetor foi observado mesmo em quem fuma demais. 

O câncer de pulmão é tido como uma das principais causas de morte no mundo. Matou 1,6 milhões de pessoas em 2012 e corresponde a 19,2% de todas as mortes por câncer no globo. Os dados são do último levantamento do International Agency for Research on Cancer (IARC). 

Pesquisadores realizaram entrevistas profundas com 1.105 pessoas que tiveram câncer de pulmão e 1.449 pessoas que não tem ou tiveram a doença. Entre os doentes, o consumo de frutas e verduras foi avaliado por pelo menos dois anos antes do diagnóstico.

Nos resultados, os cientistas demonstraram que o consumo elevado de betacaroteno, alfacaroteno, betacriptoxantina, licopeno e vitamina C estava associado a um risco reduzido dos três subtipos mais comuns de tumores de pulmão. 

Frutas, verduras ricas em carotenoides e vitamina C ajudam a prevenir o câncer de pulmão mesmo entre fumantes. Foto ilustrativa/ CCO Public Domain
Frutas e verduras ricas em carotenoide, além da vitamina C, ajudam a prevenir o câncer de pulmão mesmo entre fumantes. Foto ilustrativa/ CCO Public Domain

“O fumo é, de longe, o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. É responsável por 90% dos casos e esforços na direção de prevenir o consumo de cigarro devem ser perseguidos. No entanto, outros fatores de prevenção devem ser estudados e implementados”, diz o estudo. 

A vitamina C e os carotenoides possuem qualidades antioxidantes. Essas substâncias combatem radicais livres, produtos de reações químicas que ficam “soltos” no corpo. Quando se ligam a células, esses radicais provocam diversas alterações celulares , incluindo as que estão associadas ao câncer. 

Os carotenoides são uma classe de substâncias que dão um tom alaranjado, amarelado ou avermelhado a frutas e verduras. Mamão, manga, laranja, cenoura, damasco, tomate, abóbora, goiaba e melancia são algumas das fontes.

Há muito se fala sobre o papel dos antioxidantes no câncer, mas o interessante desses estudo foi a observação do efeito protetor em fumantes: tanto para moderados, quanto para fumantes intensos. A pesquisa ainda demonstrou que a proteção ocorre também com quem nunca fumou – principalmente para quem ingeriu vitamina C.

“Nossos resultados sugerem que a vitamina C protege contra o câncer de pulmão em mulheres que nunca fumaram, algo que não foi relatado anteriormente até onde sabemos”, afirmou Martine Shareck, autora principal do estudo, em nota. 

Os autores concluem que é desejável promover o consumo de frutas e vegetais ricos em carotenoides e vitamina C para diminuir o risco de câncer de pulmão em não fumantes e fumantes, incluindo fumantes intensos. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.