Primeiro exame de brasileiro com suspeita de ebola deu negativo, informa Fiocruz

O primeiro exame do caso recente de suspeita de Ebola no Brasil deu negativo. O caso é de um homem brasileiro que esteve na Guiné (África Ocidental) e foi internado em Belo Horizonte no dia 10 de novembro. Ele foi transferido para o Rio de Janeiro e encontra-se sob protocolos rígidos para evitar uma possível transmissão. 

Segundo informe, no entanto, o homem testou positivo para malária e está em isolamento.  O material coletado para Ebola foi analisado pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz. No entanto, de acordo com os protocolos internacionais, a confirmação do diagnóstico só poderá ocorrer após a realização de um segundo exame.

A coleta da nova amostra de sangue será realizada e o novo resultado deverá sair no sábado (14). Segundo o protocolo adotado pelo Ministério da Saúde, é considerado suspeito todo caso onde a pessoa tenha passado por área afetada pelo Ebola e que apresente quadro febril até 21 dias após deixar a área.

Transferência  de suspeito de ebola de Cascavel (PR) para o Rio de Janeiro em outubro de 2014.  Foto: Vanderlei Faria / SECOM Cascavel Pr
Transferência de suspeito de ebola de Cascavel (PR) para o Rio de Janeiro em outubro de 2014. Foto: Vanderlei Faria / SECOM Cascavel Pr
Até a confirmação final do resultado, todas as pessoas que tiveram contato com o paciente seguem sendo monitoradas. Caso o segundo exame apresente resultado negativo, o paciente será retirado do isolamento e os 95 contactantes deixam de ser monitorados. Desses contactantes, 59 são pacientes da UPA, 31 profissionais de saúde e 5 pessoas que moravam no endereço indicado.


O que é o Ebola?

O Ebola é uma doença grave, muitas vezes fatal, com uma taxa de letalidade de aproximadamente 50%. O Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos: um em uma aldeia perto do rio Ebola, na República Democrática do Congo, e outro em uma área remota do Sudão. A origem do vírus é desconhecida, mas os morcegos frugívoros (Pteropodidae) são considerados os hospedeiros prováveis do vírus Ebola.

A pessoa infectada só transmite o vírus quando apresenta os sintomas. O Ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.