O canal de saúde da Revista Brasileiros agora vai tentar ajudar leitores com dúvidas relacionadas à saúde.
Podem ser enviados questionamentos sobre a situação do sistema público de saúde e privado, sobre doenças, curiosidades, medicamentos, aspectos regulatórios e dúvidas de textos publicados no Saúde!Brasileiros. Sugestões de pauta também são bem-vindas.
A preferência é por perguntas mais gerais, que possam ser respondidas por especialistas sem conhecimento do caso específico. Importante lembrar que, claro, nenhuma resposta da redação substitui a consulta médica, mas tentaremos ajudar ;).
Os questionamentos também podem virar reportagens especiais -com todo o crédito para o leitor que motivou a investigação. Mas se você tiver ideia de uma boa matéria que ninguém fez ainda, manda pra gente!
Tudo pode ser enviado para saudebrasileiros@gmail.com. Na medida das nossas possibilidades, os comentários também serão respondidos com investigação e apuração.
Abaixo, apuramos dois comentários deixados em reportagens publicadas no Saúde!Brasileiros. Seguem as respostas.
Vera Lúcia, na reportagem “Governo lança versão digital do cartão SUS” – http://old.brasileiros.com.br/tH7te
Como conseguimos a informação
A redação ligou para o suporte do Datasus, setor de informática do Sistema Único de Saúde, e os técnicos por lá foram muito solícitos para solucionar o problema.
O que fazer
Vera, segundo o Datasus, a maneira mais fácil de resolver o bug no aplicativo é ir à qualquer unidade básica de saúde e pedir para rever o cadastro e corrigir o número. Os técnicos pediram também o seu CPF para ver se conseguem resolver por lá. Você pode enviá-lo para saudebrasileiros@gmail.com que checamos isso pra você ou ligar para 11 3291-8998 e procurar pelo Raimundo que, gentilmente, nos atendeu.
Islami, na reportagem “Brasil confirma nove novos casos do vírus Zika” – http://old.brasileiros.com.br/vI1xN
Como conseguimos a informação
Quem respondeu a pergunta do leitor foi Artur Timerman, colunista do Saúde!Brasileiros e infectologista.
A resposta
Caro leitor, segundo o especialista, o tempo que o vírus pode ficar no corpo da pessoa infectada é, em média, de 5 a 7 dias.
Deixe um comentário