Riso sem motivo e senso de humor sarcástico podem estar ligados à demência

Os primeiros sinais de demência são sutis e, na maioria das vezes, muito difíceis de identificar. Um novo estudo britânico aponta que, além da perda da memória, é preciso prestar atenção em pessoas que passam a ter ataques de riso à toa e cujo senso de humor vai ficando cada vez mais sarcástico com o passar do tempo. A pesquisa sugere que tais comportamentos têm potencial para virem a ser classificados como sintomas da enfermidade.
 

Ilustração: Ingimage
Ilustração: Ingimage

Para chegar a essas conclusões, pesquisadores da University College London, no Reino Unido, coletaram relatos de familiares e amigos de 48 pessoas diagnosticadas com a doença. Todos se relacionavam há pelo menos 15 anos com o paciente e puderam notar, claramente, mudanças em seu senso de humor com os anos.

O estudo reportou casos de pacientes rindo em situações absolutamente inapropriadas, como assistir uma reportagem sobre um desastre natural no noticiário ou ver um carro mal estacionado. 
Um dos voluntários da pesquisa disse ter visto a pessoa de sua família que sofre Alzheimer rir no momento em que se queimou com água quente. 

De acordo com a pesquisa, o sintoma tem sido mais identificado em pessoas diagnosticadas com demência frontotemporal e Alzheimer.

Robin Williams tinha demência, revela autópsia 

A viúva do falecido ator Robin Williams,  Susan Schneider, revelou recentemente que seu marido sofria de demência com corpúsculos de Lewy (DCL), um tipo de doença neurodegenerativa que modifica os movimentos do corpo, o estado de ânimo e ainda provoca alucinações esporádicas.

A esposa do artista destacou que a doença só foi descoberta através da necropsia de Williams já que, em vida, nenhum exame conseguiu dar um diagnóstico preciso sobre o problema. Ela revelou também que seu marido sabia que “estava perdendo o controle”. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.