Série audiovisual aborda a psicanálise como agente de transformação social

O psicanalista Antonio Lancetti, primeiro personagem entrevistado na série Psicanalistas Que Falam. Foto: Divulgação
O psicanalista Antonio Lancetti, primeiro personagem da série Psicanalistas Que Falam. Foto: Divulgação

No último domingo (2) mais de três milhões de paulistanos escolheram o candidato João Dória Jr. como sucessor de Fernando Haddad para comandar São Paulo nos próximos quatro anos. Na plataforma de campanha do candidato vencedor expressões como “novo”, “acelerar” e “mudança”, foram recorrentes. Uma das mudanças já anunciadas pelo futuro prefeito, no entanto, tem deixado em alerta parte dos profissionais que atuam na saúde pública, a afirmação de que ele dará fim ao programa De Braços Abertos. Criado na gestão do atual prefeito, o programa propõe alternativas de redução de danos e reinserção social para os dependentes químicos segregados na chamada Cracolândia, perímetro da região central da cidade que, desde a segunda metade dos anos 1990, era regularmente tratado pelos gestores da cidade como questão de segurança pública e alvo contínuo de repressão.

Personagem central da luta anti-manicomial no Brasil, especialista em ações de enfrentamento da dependência do crack, o psicanalista argentino Antonio Lancetti é um dos profissionais que atuam como consultor do De Braços Abertos e aprovam a iniciativa da atual gestão municipal. No próximo sábado (8), às 17h, em evento gratuito organizado no Espaço Parlapatões, no centro de São Paulo, as proposições de Lancetti serão expostas com a exibição do filme Lancetti Brasileiro, que será sucedido por uma conversa com o público, pautada pelo tema “Territórios Marginais”.  

O filme é o primeiro de uma série de registros com profissionais notórios por levar os conceitos da psicanálise ao campo social e humanitário. Intitulado Psicanalistas Que Falam, o projeto documental terá todos os capítulos disponibilizados gratuitamente em plataformas de vídeo, como o Youtube, e compartilhamento livre. Além de abordar a o papel transformador da psicanálise em iniciativas sociais, os registros também reconstituirão parte da trajetória dos profissionais destacados.  

Psicanalistas com ampla experiência na clínica, mas também no enfrentamento de mazelas sociais proliferadas nas ruas da cidade, Heidi Tabacof e Lúcia Lima idealizaram e realizarão, além deste primeiro episódio, os capítulos seguintes da série de filmes, Heidi como diretora, Lúcia como assistente de direção. No evento de lançamento do projeto, elas  também participarão do bate-papo após a exibição de Lancetti Brasileiro.  

MAIS
– Leia o artigo Fim do Programa De Braços Abertos Seria um Equívoco, publicado por Antonio Lancetti em nosso site no final de setembro, às vésperas da eleição municipal.   
– O segundo convidado da série Psicanalistas Que Falam é Chaim Katz. O filme estará disponível no canal do Youtube do projeto (acesse) no dia 17 de outubro
– Acesse a página do evento de lançamento da série no Facebook
– Acesse o site oficial da série Psicanalistas Que Falam 

Veja abaixo trailer do episódio Lancetti Brasileiro


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.