Você se compromete com a sua saúde sexual e a dos outros? Então, ganhe a fita azul

O MSMGF, a maior rede global de defesa de interesses de homens que fazem sexo com homens (HSH), fez uma parceria inédita com o Hornet, popular aplicativo de encontros entre gays. O objetivo é iniciar uma campanha de prevenção ao aumento de transmissão do HIV nessa população. A estratégia, que tem o nome de “Blue Ribbon Boys” (algo como menino com a fita azul), espera atingir mais de 7 milhões de HSHs em todo o mundo e foi lançada nesta terça-feira (24).

Na campanha, todos os usuários do Hornet irão responder a algumas perguntas, com respostas “sim ou não”, sobre sua saúde sexual. As perguntas serão sobre o HIV, sobre o teste, sobre medicação antirretroviral e a PrEP (profilaxia pré-exposição, quando medicamentos são usados para prevenir a contaminação por HIV). Os usuários também serão questionados sobre lubrificante, carga viral, estigma, uso do preservativo e outros métodos de prevenção.

Com base nas respostas, quem se classificar irá ter um ícone “blue ribbon” (fita azul) em sua foto no perfil, significando seu comprometimento com a saúde sexual, independentemente do status do HIV. Quem não imediatamente ganhar a fita azul, receberá recomendações para se proteger e melhorar sua saúde sexual, de forma que se torne um “Blue Ribbon Boy”.

Campanha tenta diminuir aumento da transmissão do HIV na população de homens que fazem sexo com homens. Foto: Ingimage
Campanha tenta diminuir aumento da transmissão do HIV na população de homens que fazem sexo com homens. Foto: Ingimage

No Brasil, apesar da transmissão do HIV estar estável, ela cresce entre a população de homens que fazem sexo com homens. Nesse grupo, a contaminação chega a ser 19 vezes superior ao da população em geral. O índice é similar em países de renda alta, como os Estados Unidos.

O crescimento da transmissão nessa população fez com que a Organização Mundial de Saúde recomendasse, em 2014, que homens que fizessem sexo com homens considerasse o uso de medicação para prevenção do HIV, além do uso da camisinha.

“A campanha ‘Blue Ribbon Boys’ moderniza as mensagens sobre a saúde sexual, ao pedir aos usuários do Hornet que sejam mais cuidadosos em suas atividades sexuais”, diz George Ayala,  diretor-executivo do MSMGF.

Em janeiro de 2015, o Ministério da Saúde tentou também uma estratégia de prevenção em aplicativos de encontros. Uma delas também foi no Hornet e uma outra foi no Tinder. Cinco perfis falsos foram criados no intuito de atrair pessoas que topassem relações sexuais sem preservativo.

Quando elas escreviam para esses perfis, recebiam respostas sobre a necessidade de pensarem um pouco melhor sobre sua saúde sexual. Também eram enviadas dicas de prevenção.

O uso da tecnologia é essencial para atingir uma população mais vulnerável ao HIV. Pessoas jovens (com menos de 25 anos) estão sob um risco maior de contrair o vírus. Elas representam mais de 40% das novas infecções por HIV no mundo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.