O MSMGF, a maior rede global de defesa de interesses de homens que fazem sexo com homens (HSH), fez uma parceria inédita com o Hornet, popular aplicativo de encontros entre gays. O objetivo é iniciar uma campanha de prevenção ao aumento de transmissão do HIV nessa população. A estratégia, que tem o nome de “Blue Ribbon Boys” (algo como menino com a fita azul), espera atingir mais de 7 milhões de HSHs em todo o mundo e foi lançada nesta terça-feira (24).
Na campanha, todos os usuários do Hornet irão responder a algumas perguntas, com respostas “sim ou não”, sobre sua saúde sexual. As perguntas serão sobre o HIV, sobre o teste, sobre medicação antirretroviral e a PrEP (profilaxia pré-exposição, quando medicamentos são usados para prevenir a contaminação por HIV). Os usuários também serão questionados sobre lubrificante, carga viral, estigma, uso do preservativo e outros métodos de prevenção.
Com base nas respostas, quem se classificar irá ter um ícone “blue ribbon” (fita azul) em sua foto no perfil, significando seu comprometimento com a saúde sexual, independentemente do status do HIV. Quem não imediatamente ganhar a fita azul, receberá recomendações para se proteger e melhorar sua saúde sexual, de forma que se torne um “Blue Ribbon Boy”.
No Brasil, apesar da transmissão do HIV estar estável, ela cresce entre a população de homens que fazem sexo com homens. Nesse grupo, a contaminação chega a ser 19 vezes superior ao da população em geral. O índice é similar em países de renda alta, como os Estados Unidos.
O crescimento da transmissão nessa população fez com que a Organização Mundial de Saúde recomendasse, em 2014, que homens que fizessem sexo com homens considerasse o uso de medicação para prevenção do HIV, além do uso da camisinha.
“A campanha ‘Blue Ribbon Boys’ moderniza as mensagens sobre a saúde sexual, ao pedir aos usuários do Hornet que sejam mais cuidadosos em suas atividades sexuais”, diz George Ayala, diretor-executivo do MSMGF.
Em janeiro de 2015, o Ministério da Saúde tentou também uma estratégia de prevenção em aplicativos de encontros. Uma delas também foi no Hornet e uma outra foi no Tinder. Cinco perfis falsos foram criados no intuito de atrair pessoas que topassem relações sexuais sem preservativo.
Quando elas escreviam para esses perfis, recebiam respostas sobre a necessidade de pensarem um pouco melhor sobre sua saúde sexual. Também eram enviadas dicas de prevenção.
O uso da tecnologia é essencial para atingir uma população mais vulnerável ao HIV. Pessoas jovens (com menos de 25 anos) estão sob um risco maior de contrair o vírus. Elas representam mais de 40% das novas infecções por HIV no mundo.
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