A Copa continua – e nós também! Na semana que passou o futebol continuou nas manchetes e o otimismo passou a definir algumas relações midiáticas. Enquanto isso, na política, partidos definem suas chapas para disputar as eleições de outubro… O seu QUE SEMANA! chega, na humildade, falando de tudo isso e muito mais! Vem gente!
1- Copa das Copas
Estamos nas semi-finais! É Muita emoção. No jogo entre Brasil e Colômbia, na sexta-feira (4), no Castelão, em Fortaleza, mostrou um time quase perfeito, taticamente. Felipão tirou Daniel Alves da lateral direita e colocou Maicon no lugar, na posição do suspenso Luiz Gustavo, optou por Paulinho. Então, o Brasil tomou o papel de protagonista desde o começo da partida, dominando o jogo que terminou com um placar magro. Vencemos por 2 a 1. Leia a análise.
Estamos felizes mas com o coração machucado. É que nosso prodígio Neymar fraturou uma vértebra e está Fora da Copa. Isso mesmo. A presidenta Dilma enviou cartas à seleção reafirmando que Neymar é “guerreiro” e que a expressão de dor do atacante “feriu” seu coração.
Neymar tomou uma entrada desleal pelas costas e saiu de campo chorando copiosamente. Era muita a dor. Ele é insubstituível, o único no grupo dos 23 jogadores convocados capaz de, em uma jogada, mudar completamente o rumo de uma partida. Assim como era Pelé em 1962. Como hoje, tudo parecia estar perdido naquele mundial, foi então um tal de Amarildo foi o grande destaque da equipe. A coluna #VaiTerCopa pergunta: “E quem será o novo Amarildo?”.
Mas o momento é de acreditar. E respeitar os adversários. O lateral Zuniga vem sendo alvo de preconceito e ataques em seus perfis nas redes sociais. Não é assim que tem que ser. Agora é a vez do Brasil mostrar que tem um time unido e visceral que continua com toda a força.
Um fato que merece ser destacado da partida é o carinho que os jogadores David Luiz e Daniel Alves trataram o jogador James Rodriguez ao final da partida. O jovem prodígio colombiano tem 21 anos e ficou muito triste com o resultado, chorando muito no campo. Os dois jogadores brasileiros o acolheram e viraram destaque internacional pelo fair play.
I have to say the highlight of the #BRAvsCOL match was this. https://t.co/1qGeNmDSWN
— Anup Kaphle (@AnupKaphle) July 4, 2014
Foi muito bonito mesmo.
Em frente. Na terça-feira enfrentaremos o time carismático da Alemanha. Ah, no sábado (5), a Argentina também ganhou do time da Bélgica e também está nas semi-finais… Enquanto isso: Copa está mais bem organizada que Olimpíadas de Londres.
Aliás, alguém viu isso?
Enquanto James Rodrigues estava comemorando seu sexto gol na Copa do Mundo um inseto gigante pousou em seu braço. Muito medo.
Pode levar animal de estimação pro campo? https://t.co/Geb1ivKfY0
— Aliçu. (@aalyssonbr) July 4, 2014
2- O aeroporto ficou pronto!
Aliás, a Capa da edição de julho da revista Brasileiros destaca que a maior goleada da Copa foi aplicada pela própria Copa. O espetáculo contagiante de gente alegre, cheio de cores, de emoção e de gols calou a torcida do contra e derrotou a burrice e o baixo astral. Leia o editorial da edição de aniversário da Brasileiros. Leia também: No jogo da política, vai faltar caneleira. #TaTendoCopaMuitaCOPA
3- Elevado cai em BH
A queda do Viaduto Guararapes, em Belo Horizonte, na tarde da última quinta-feira (3) atingiu dois caminhões, um carro e um micro-ônibus. Duas pessoas morreram. Hanna Cristina, 24 anos, e Charlys do Nascimento, 25. Outras 23 pessoas ficaram feridas, inclusive a filha da motorista do micro-ônibus, Ana Clara, de 5 anos. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
O triste acidente, decorrente de uma falha a ser apurada, ganhou manchetes destacando a ligação com a Copa do Mundo.
4- O Orkut vai acabar?
Sério…
Ok, agora sem drama. Você provavelmente nem usa mais o Orkut, mas com certeza após o anúncio deve ter ficado triste. Aliás, dependendo da sua idade, pode ser que você nem sequer usou a rede social. Saiba que o Orkut foi a porta de entrada de muita gente na Internet – principalmente da Geração Y. Depois de 10 anos no ar, o Google anunciou que em 30 de setembro deste ano não vai mais existir nem se quer o domínio “Orkut.com”.
Muitos sites fizeram listas infindáveis de motivos para sentir saudades: Link Estado. You Pix. Brasil Post. Mas este vídeo da Folha de S.Paulo é vencedor. Assista para sentir saudades daquela internet do começo dos anos 2000:
Ah, e tem gente se mobilizando para que a rede não acabe. Existe uma petição que solicita a manutenção do serviço. O “argumento” é que ela possui um importante sistema de organização de fóruns nas chamadas comunidades: “O layout permite a visualização rápida e precisa dos tópicos que compõe o fórum. Atualmente, o site abriga vários fóruns de nicho com várias postagens diárias sobre os mais variados assuntos”. Até o fim desta edição já haviam 80 mil assinaturas favoráveis. #FicaOrkut
Além das comunidades, os depoimentos irão fazer falta:
A sorte do dia também:
Estamos chateados.
5- Mudando de assunto
Ou voltando para o assunto. Como já dissemos, estamos de coração partido com a situação de Neymar. Para inspirar os outros jogadores e enviar energias positivas ao atacante, reunimos a série de histórias que fizemos sobre pessoas que, apesar das dificuldades, construíram admiráveis trajetórias de vida. São os resistentes, confira.
6- Números da semana
A presidenta Dilma Rousseff, candidata a reeleição, subiu quatro pontos em junho, segundo o Datafolha. Dilma (PT) tem 38%, Aécio Neves (PSDB) 20% e Eduardo Campos (PSB) 9%. Veja os dados aqui. A mesma pesquisa, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo na quinta-feira (3), mostra que 63% dos brasileiros são favoráveis ao Mundial de futebol. Leia mais.
Eleições: Na segunda-feira (30) a executiva do PSDB anunciou o vice na chapa de Aécio Neves para disputar a presidência: Aloysio Nunes, que teve seu nome envolvido no escândalo do trensalão no ano passado.
7- Prisão de ativista pacífico e denúncia de provas forjadas mobilizam redes
Enquanto isso: PMs envolvidos no caso Amarildo devem ser julgados pela Justiça Comum. O desaparecimento do ajudante de pedreiro ficou conhecido como um dos casos simbólicos da violência policial. Leia mais.
8- Fahrenheit 451
Na última terça-feira (1º de julho), a revista “Veja São Paulo” foi alvo de críticas ao fazer a cobertura de um protesto pacífico que aconteceu na Praça Roosevelt, em São Paulo. Na praça, manifestantes pediam a liberação de Rafael Marques Lusvarghi, 29, e de Fábio Hideki Harano, 26, presos depois da última mobilização “contra a Copa”. Mesmo sem violência, a PM acabou agindo com violência contra os presentes – disparou balas de borracha, lançou bombas de gás e empregou, também contra repórteres, spray de pimenta. Ao registrar uma das seis detenções, a revista Veja São Paulo fez um “flagrante”:
O tweet dizia: “Livro encontrado pela polícia em mochila de manifestante na Praça Roosevelt” – como se fosse um grave crime ler a biografia de Carlos Marighella. O autor da biografia escreveu texto sobre o caso. Após inúmeras críticas a postagem foi deletada.
9- A semana e a inovação
A segunda notícia é sobre o hacker de partos. Um argentino desenvolveu um aparelho que parece um desentupidor de pia com uma sacola plástica enrolada e que substitui o fórceps e a ventosa durante o parto. Segundo a Organização Mundial de Saúde, com o instrumento pode ajudar a evitar a morte de cinco milhões de recém-nascidos e 150 mil mães ao ano. O OdeónDevice será produzido a um custo de US$ 50, preço que foi imposto por seu criador para que o aparelho seja usado em países em desenvolvimento. Genial!
10-Emoção em um gif
E não estamos falando de Copa do mundo. Um grupo de pessoas que se reuniu para assistir a uma demolição, na República Checa, levou um susto grande, mas tão grande… que viralizou nesta semana! Enquanto as paredes de uma antiga construção despencavam, uma rocha voou para o meio dos “espectadores”, passando de raspão ao lado da cabeça de um deles! Haja reflexo!
11 – Israel começa a bombardear a Faixa de Gaza
Tristeza. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou ataques aéreos à Faixa de Gaza e mandou queimar as casas na Cisjordânia dos suspeitos de sequestrarem três jovens israelenses encontrados mortos nesta segunda-feira (30). Ação é em retaliação a sequestro e assassinato de três jovens israelenses, supostamente feitos pelo Hamas, só que grupo nega autoria. Leia mais.
12- Sem preconceito
Na sexta-feira (4), postamos um texto “O choro é livre” sobre a emoção do capitão da seleção brasileira Thiago Silva e a “Copa contra o preconceito”. Por que questionamos a liderança de uma equipe por causa da demonstração da sensibilidade?
Além disso, nos posicionamos contrários sobre a implantação do “vagão rosa” – projeto que prevê um vagão para só as mulheres nos horários de pico em São Paulo. Uma leitora deixou um comentário na matéria questionando se a autora anda de metrô para ter esta visão. E a resposta é sim, ela anda só de transporte público, desde que era pequerrucha, e acredita que a mulher não precisa ser segregada, mas sim que o respeito precisa estar em todos os vagões, em todos os espaços públicos e privados! <3
13- Big data e a Copa, parte 2
Na semana passada, mostramos o fluxo de pessoas chegando no Brasil a partir de dados enviados ao Facebook. Desta vez, encontramos um infográfico que demonstra a intensidade do volume de menções ao jogo do Brasil e Colômbia pelo Twitter. É muita informação. Veja:
Outros números: Tanto no Facebook como no Twitter, a Copa 2014 é o evento mais comentado da história. Na TV aberta brasileira, a audiência cresceu 29% entre a Copa de 2010 e esta. Na TV paga, a audiência média por jogo triplicou. O Facebook registrou 1 bilhão de interações entre usuários desde o início da Copa do Mundo. É a primeira vez que essa marca é atingida. Só o jogo entre Brasil e Chile, no dia 28, levou 31 milhões de pessoas a realizarem 75 milhões de interações. Veja mais.
14- Da casa!
Ricardo Kotscho está entre os finalistas do Prêmio Comunique-se. Repórter especial de Brasileiros concorre na categoria “melhor repórter de mídia impressa”. Veja aqui.
15- Biblioteca maldita em contagem regressiva!
Faltam apenas 6 livros para o nosso colunista Gonçalo Junior completar a lista de 100 resenhas de livros transgressores ou perseguidos. Você confere todos os posts da Biblioteca Maldita, aqui. Na semana que passou, o destaque foi para os dois únicos livros de contos de John Lennon, publicados em 1964 e 1965. Eles foram desdenhados pela crítica mas, segundo a coluna, merecem ser revistos por sua originalidade e talento no exercício de linguagem.
CHEGAAAAAAAA!
Para quem reclamou da abertura da Copa do Mundo no Brasil, a notícia pode entusiasmar: o show de encerramento será feito por Shakira, Carlinhos Brown, Santana, Ivete Sangalo entre outros. Chega! Desejamos sorte a todos, alegria e uma boa semana! Leia as outras edições do QUE SEMANA!
Deixe um comentário